Navegando por Palavras-chave "História em quadrinhos"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemRestritoOs 300 de Esparta” e “Holy Terror”: do orientalismo à experiência em sala de aula, a desconstrução do estereótipo árabe no ambiente escolar(Universidade Federal de São Paulo, 2022-08-27) Santos, Lucas Bernardo dos Santos [UNIFESP]; Nemi, Ana Lucia Lana [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3238114239917472; http://lattes.cnpq.br/7824201552849449A pesquisa se propõe a mostrar as potencialidades da utilização das histórias em quadrinhos no âmbito escolar, descontruindo a ideia de que as HQ´s são puro entretenimento, ingênuas e infantis. Outra problemática é o discurso ocidental que constrói um estereótipo do Oriente. O choque entre Ocidente e Oriente cria diversas representações que podem ser vistas em diferentes mídias como por exemplo as histórias em quadrinho. O que Frank Miller faz em “Os 300 de Esparta” e “Holy Terror” são construções de estereótipos que, se bem analisadas dentro da sala de aula, podem ser uma grande ferramenta para o desenvolvimento crítico do educando.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Histórias em quadrinhos como recurso didático para o ensino do corpo humano em anos iniciais do Ensino Fundamental(Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., 2014-03-01) Mári-Kawamoto, Elisa [UNIFESP]; Campos, Luciana Maria Lunardi; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Universidade Estadual Paulista (UNESP)Teaching resources involve different elements used to support the organization of teaching and learning. Among these are the comic books, involving visual aspects, both cognitive and creative, that provide an alternative way to complement the lectures. The aim of this study was to develop and evaluate a comic book entitled Human Body, focusing on the circulatory, digestive, nervous and respiratory systems, to provide an alternative resource for the teaching of the content in the initial years. The material was evaluated with students of the 5th year of elementary education at a public school in the state of São Paulo, through the use of questionnaires. The comic book proved to be valid as a complementary teaching resource for learning in students, enabling reflection on the relevance of the development and use of comics to science education in the initial years.
- ItemRestritoAs historias em quadrinhos e seus usos e desusos pelos professores de História(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-22) Araujo, Renata Rodrigues de [UNIFESP]; Godoy, Alexandre Pianelli [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2793775444686758; http://lattes.cnpq.br/8504569634895569Atualmente as Histórias em Quadrinhos, popularmente conhecidas como HQs ou mais recentemente como Arte Sequencial, são um dos meios de comunicação de massa mais consumidos no mundo. Deixaram de ser associadas somente ao entretenimento infantil, e passaram a ser vistas também como fontes de informação e conhecimento. São utilizadas para ensinar pessoas de faixas etárias diversas sobre os mais variados assuntos, inclusive sobre História. Tomando por base sua inserção em ambiente escolar em grande medida pelo incentivo de políticas públicas como o Plano Nacional Biblioteca na Escola (PNBE), a presente pesquisa tem como objetivo investigar, quais são os usos e desusos realizados pelos professores de História da rede municipal de São Paulo, de histórias em quadrinhos em suas práticas docentes, levando em consideração elementos como suas culturas escolares e seus saberes docentes.