Navegando por Palavras-chave "História das mulheres"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemSomente Metadadados“Amante, amásia, transeira e subversiva”: as representações de Iara Iavelberg na grande imprensa durante a ditadura civil-militar(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016) Nascimento, Juliana Marques do [UNIFESP]; Welch, Clifford Andrew [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9770627655517896; http://lattes.cnpq.br/6205978532666245; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This Senior Thesis analyzes corporate media representations of the São Paulo-based urban guerrilla Iara Iavelberg during the civil-military dictatorship that controlled the Brazilian government from 1964 to 1985. The case of Iavelberg was selected because of the relatively high level of attention she received for being her relatively prominent representation in mainstream newspapers as the mistress of Carlos Lamarca, one of the dictatorship’s more notorious opponents. The main objective is to understand how the press constructed the image of the “female militant” during a time of intense conflict. The research concurs with other literature in demonstrating how being a woman contributed to extremely disparaging representations since, especially at that time, the conventions of morality and good manners demanded that woman stay within the private sphere – caring for children, husband and home –leaving the public sphere to men.
- ItemAcesso aberto (Open Access)"Avante, companheiras!": as lutas sindicais das operárias do Rio de Janeiro na União das Costureiras a partir da trajetória de Elvira Boni(Universidade Federal de São Paulo, 2021-03-03) Campos, Beatriz Luedemann; Toledo, Edilene Teresinha; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723596D8Este trabalho se aprofunda na construção da associação de resistência feminina União das Costureiras, Chapeleiras e Classes Anexas (1919-1922), do Rio de Janeiro, e na trajetória de Elvira Boni, uma de suas principais integrantes, e contribuir para a historiografia das lutas das mulheres operárias. O principal objetivo é apresentar as narrativas e perspectivas das mulheres operárias, assim como a sua capacidade organizativa. A partir da análise de fontes da grande imprensa e da imprensa operária, da História Oral através de entrevistas com Elvira e sua família, e do gênero biográfico, é possível afirmar que as costureiras da Primeira República se constituíram como sujeitos políticos, e se organizaram em torno de ideias e práticas como o sindicalismo revolucionário, o anarquismo e o comunismo. As lutas das mulheres da União das Costureiras se deram por meio de uma greve vitoriosa pela conquista de melhorias das condições de trabalho, da participação em reuniões, assembleias e do Terceiro Congresso Operário Brasileiro, organização de aulas noturnas, da solidariedade mútua com outros sindicatos, e outras táticas de luta, que visavam a emancipação feminina e da classe trabalhadora.
- ItemAcesso aberto (Open Access)E onde estavam as mulheres? Uma reflexão acerca da participação das Mulheres na Guerra de Independência do México (1808-1825)(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-12) Laís, Brunelli Ribeiro; Vilardaga, José Carlos; http://lattes.cnpq.br/1838494280447174Este trabalho busca abordar em um primeiro momento, os motivos pelos quais as mulheres são excluídas das narrativas historiográficas e como o avanço das pautas sociais fez com que houvesse uma mudança na historiografia. Após essa contextualização, entra em cena o objetivo principal: demonstrar quais foram as participações das mulheres no processo de independência do México, outrora vice-reino da Espanha. partindo do pressuposto de que as mulheres tiveram suas ações afetadas pelas suas condições, há também uma contextualização das condições de vida dessas mulheres. E ao final, compreendendo a necessidade de entender o papel dessas mulheres na construção da nação, uma exposição de suas representações no imaginário coletivo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O trabalho de cuidado (care) no processo de formação do mercado de trabalho no Brasil (1888-1930)(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-07) Silva, Rayssa Andrade [UNIFESP]; Tessari, Cláudia Alessandra [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8309807316441794A presente pesquisa tem como objetivo geral entender qual foi o papel do cuidado no processo de formação do mercado de trabalho brasileiro a partir do mapeamento das diferentes formas que o trabalho de cuidado se manifestava no período que compreende os anos de 1888 a 1930. A intenção é traçar um panorama, por meio de análise bibliográfica, do que poderia ser caracterizado como trabalho de cuidado no intervalo de tempo escolhido para análise, o enquadrando em categorias adaptadas da teoria da economista Nancy Folbre e identificar, dessa forma, o cuidado direto e indireto, quais atividades eram remuneradas e quais não eram e quais serviam para suprir as necessidades de subsistência.