Navegando por Palavras-chave "História da matemática"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Notação dos números complexos: um breve relato de suas origens(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-04) Borsalin Junior, Alexandre [UNIFESP]; Kassama, Paola Andrea Gaviria [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1157956417719223O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo investigar a origem e a evolução da notação dos números complexos, oferecendo um recorte histórico que destaca os principais matemáticos responsáveis pelo desenvolvimento dessa notação ao longo do tempo. A pesquisa, de natureza exploratória, é fundamentada na metodologia da pesquisa bibliográfica de Antônio Carlos Gil, permitindo a construção de uma linha do tempo que organiza cronologicamente os eventos mais relevantes para o estabelecimento da notação dos números complexos e o desenvolvimento do conceito dos números complexos. Através dessa linha do tempo, torna-se possível analisar a relação direta entre os avanços na notação e as contribuições de importantes matemáticos, evidenciando a influência de diversos matemáticos. Além disso, o estudo busca destacar a importância desse tema para o campo da educação matemática. Ele propõe que os professores de matemática incorporem, em suas práticas de ensino, o estudo das origens históricas dos conceitos e notações matemáticas, com o intuito de enriquecer a compreensão dos alunos e fomentar o interesse pelo desenvolvimento da disciplina.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Teorema de Bayes: uma proposta para o ensino médio(Universidade Federal de São Paulo, 2022-11-18) Reis, Saulo Cavalcante dos [UNIFESP]; Teles, Renato de Sá [UNIFESP]; Ferreira, Anderson Augusto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4040823794067327; http://lattes.cnpq.br/2218500317192746; http://lattes.cnpq.br/5464401425905236Esta dissertação de mestrado objetiva apresentar uma proposta de ensino do Teorema de Bayes para alunos do ensino médio, tendo em vista o cumprimento de algumas competências a serem desenvolvidas nesses alunos segundo a BNCC. Antes de expor o teorema, uma história contemplando a origem e o desenvolvimento do teorema é apresentada de modo não-exaustivo, focando em personagens sem os quais o teorema não seria concebido como método sistemático de busca de conhecimento, ou sem os quais também não se poderia enxerga-lo como parte da matemática aplicada. Segue-se daí uma formalização teórica da probabilidade, fornecendo bases para os últimos dois capítulos. Primeiro, para que o experimento mental originário de Thomas Bayes seja corretamente compreendido e, segundo, mostrar duas propostas de ensino do teorema: facilitar a descoberta de informações faltantes ou desconhecidas na resolução de problemas da probabilidade, e também enquanto método de evitar vieses de julgamento probabilístico em situações da vida real.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Trigonometria no triângulo retângulo: uma análise exploratória nos documentos curriculares brasileiros e em livros de história da matemática(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-07) Almeida Junior, Pedro Pereira de [UNIFESP]; Pommer, Wagner Marcelo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4262149292744127; http://lattes.cnpq.br/3278407160672601A Trigonometria é um tema presente na atual Base Nacional Comum Curricular, descrita em Brasil (2017). Este texto teve por objetivo verificar como o tema da Trigonometria no triângulo retângulo é proposto e desenvolvido em documentos curriculares brasileiros da era democrática brasileira e em livros de História da Matemática. Assim, discorremos sobre as razões que levaram a esta investigação e aos desafios com que o ensino de Trigonometria tem se mostrado nos espaços escolares os quais tem sido objeto de inúmeras discussões por parte da academia, em especial aos pesquisadores em Educação Matemática. Em seguida apresentamos os referenciais teóricos para uma discussão sobre alguns aspectos como as origens da Trigonometria, sua etimologia bem como exemplos de definições. Adentramos brevemente a algumas definições conceituais da academia sobre o que é currículo e as possibilidades e razões favoráveis para o uso da História da Matemática no ensino básico. São trazidas considerações breves sobre as classificações relativas aos livros de História da Matemática e a transposição didática a partir da perspectiva de autores que discorreram sobre estes tópicos. Após isto, nos concentramos na descrição das escolhas e procedimentos metodológicos para análise dos documentos oficiais brasileiros e os dois livros de História da Matemática. Tomamos como referencial metodológico a análise documental e a pesquisa qualitativa, apontada em Gil (2002) e Prodanov e Freitas (2013). Assim, a partir da metodologia descrita foram analisados os documentos curriculares brasileiros e os livros de História da Matemática. No que tange aos documentos oficiais brasileiros analisados foi possível identificar características próprias em cada documento. Constatamos que estas vão desde as etapas em que cada assunto da Trigonometria deveria ser ministrado, bem como as abordagens com que estes deveriam ser tratados em sala de aula e aos pressupostos pedagógicos propostos sejam nos currículos propriamente ditos ou nas propostas curriculares. Com relação a análise histórica foram utilizados dois livros de História da Matemática: o primeiro de Carl Boyer (1974) e o segundo de Roque (2012). Este material foi analisado a partir de um conjunto de categorias dimensionadas para classificar as menções históricas levantadas a partir dos livros escolhidos. Foram apresentadas as conclusões sobre as menções históricas contidas e identificadas nas obras de História da Matemática, onde foi possível constatar elementos importantes que se referem à forma com que os autores perceberam os dados históricos disponíveis, bem como sobre os desdobramenos não lineares do desenvolvimento da Trigonometria no triângulo retângulo no transcorrer dos séculos. Os livros revelaram que os povos antigos tiveram, em muitos casos, como motivação de sua elaboração as necessidades práticas, tecnológicas ou como uma poderosa ferramenta para a Astronomia. Porém, muitos estudiosos dos antigos gregos cultivavam um estudo mais voltado aos aspectos teóricos, desvinculados nas necessidades pragmáticas. Finalizamos este trabalho de pesquisa considerando que a partir dos dados apresentados é razoável supormos que muitas das menções históricas concernentes a Trigonometria no triângulo retângulo trazem consigo um potencial de uso em sala de aula, a depender dos objetivos e das adaptações feitas pelo professor de Matemática em sala de aula.