Navegando por Palavras-chave "História da literatura infantil brasileira"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Um estudo sobre O caso da borboleta Atíria (1951), de Lúcia Machado de Almeida (1910-2005)(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-10) Jesus, Carol Priscila Pereira de; Oliveira, Fernando Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/7112621592674917; http://lattes.cnpq.br/2194624855843944Este trabalho de conclusão de curso vincula-se ao Projeto Integrado de Pesquisa Literatura infantil brasileira revisitada: temas, formas, finalidades e valor histórico, cultural e estético da produção literária nos séculos XIX e XX, coordenado pelo Prof. Dr. Fernando Rodrigues de Oliveira junto ao NIPELL – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Ensino de Língua e Literatura. Com o objetivo contribuir para a produção de uma história da literatura brasileira e problematizar o valor estético das obras produzidas no país ao longo do século XX, enfocou-se a análise do livro O caso da borboleta Atíria, de autoria de Lúcia Machado de Almeida, publicado pela primeira vez em 1951. Mediante abordagem histórica, centrada em pesquisa documental e bibliográfica, elaborou-se um instrumento de pesquisa por meio dos procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção e ordenação de fontes documentais de e sobre Lúcia Machado de Almeida. A partir disso, analisou-se alguns aspectos da configuração textual do livro O caso da borboleta Atíria, um dos maiores sucessos editoriais dessa escritora e um dos livros de maior repercussão em sua reedição pela série “Vaga-lume”, da editora Ática. A análise desse livro propiciou compreender que se trata de um obra de aventura que junta o gênero policial e a fantasia, trazendo aspectos didáticos, abordando informações cientificas, se aproximando do contexto escolar e da formação de leitores.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Mulheres escritoras: um panorama da autoria feminina na literatura infantil brasileira (1881-1970)(Universidade Federal de São Paulo, 2023-11-22) Silva, Larissa Santos Cordeiro da; Oliveira, Fernando Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/7112621592674917; http://lattes.cnpq.br/9555091393693120Com o objetivo de contribuir para a produção de uma história da Literatura Infantil brasileira e problematizar algumas das características da autoria feminina nessa história, apresentam-se nesta dissertação os resultados de pesquisa de mestrado vinculada à linha “História da Educação: sujeitos, objetos e práticas”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), e ao Projeto de Pesquisa Por uma História revisitada da literatura infantil brasileira (séculos XIX e XX), coordenado pelo Prof. Dr. Fernando Rodrigues de Oliveira no âmbito do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre o Ensino de Língua e Literatura (NIPELL). A pesquisa focalizou o levantamento da autoria feminina na produção literária brasileira destinada às crianças, tendo como corpus para esse levantamento o catálogo da Biblioteca Infantil do Instituto de Educação Caetano de Campos, de São Paulo – SP, e o livro Bibliografia de Literatura Infantil em Língua Portuguesa, organizado por Lenyra Fraccaroli quando ela era diretora da Biblioteca Infantil “Monteiro Lobato”, também de São Paulo. Mediante abordagem histórica, a partir de pesquisa documental e bibliográfica, centrada nas contribuições da Nova História Cultural, a pesquisa desenvolveu-se por meio dos procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção, ordenação e análise dos dados relativos à autoria feminina na literatura infantil brasileira, com base no conceito de “configuração textual”. O problema do qual se originou este trabalho decorre da necessidade de compreender como se configura a autoria feminina no âmbito da história da literatura infantil brasileira, entre o final do século XIX e meados do século XX. A análise dos dados possibilitou realizar um trabalho de natureza panorâmica em que foram inventariados o total de 393 nomes de escritoras, sendo 152 brasileiras e 136 estrangeiras e 105 autoras que a nacionalidade não foi identificada. Com base nos dados levantados, são apresentados aspectos relativos à atuação profissional dessas autoras, o processo de ampliação de espaço para a autoria feminina no campo da literatura infantil e algumas das relações entre a atuação de mulheres como escritoras no mercado editorial. Foi possível concluir que a presença da autoria feminina na literatura infantil apresenta relações com o gradativo processo de conquista das mulheres ao direito à escolarização, ao trabalho e à vida pública, prevalecendo uma relação marcada coma profissionalização do magistério. Também se observou que, embora a autoria feminina na literatura infantil tenha se ampliado significativamente ao longo do século XX, prevalece autoria masculina, de maneira bastante desproporcional.