Navegando por Palavras-chave "História da Literatura Infantil"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)O projeto literário para crianças de Maria José Dupré (1905-1984)(Universidade Federal de São Paulo, 2024-11-29) Barros, Elizangela Maria Esteves de [UNIFESP]; Oliveira, Fernando Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/7112621592674917; https://lattes.cnpq.br/5191265780103006O objetivo desta dissertação é contribuir para a produção de uma história revisitada da literatura infantil e juvenil brasileira ao longo do século XX. Para isso, foi analisada a produção literária de Maria José Dupré, com ênfase na compreensão de sua trajetória como escritora e nas estratégias adotadas por ela para conceber e desenvolver seus livros destinados ao público infantil. O corpus da pesquisa inclui os seguintes títulos: Aventuras de Vera, Lúcia, Pingo e Pipoca (1943), A ilha perdida (1944), A montanha encantada (1945), A mina de ouro (1946), O cachorrinho Samba (1949), O cachorrinho Samba na floresta (1950), O cachorrinho Samba na Bahia (1957), O cachorrinho Samba na Rússia (1963), O cachorrinho Samba entre os índios (1966) e O cachorrinho Samba na fazenda Maristela (1967).A pesquisa adotou uma abordagem histórica, sustentada por conceitos e contribuições teóricas oriundas dos campos da História da Educação, da História da Literatura Infantil Brasileira e da História Cultural, com um enfoque centrado na pesquisa documental e bibliográfica. Utilizando o conceito de “configuração textual”, a investigação foi realizada por meio de procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção, ordenação e análise de fontes documentais, culminando na elaboração do documento Bibliografia de e sobre Maria José Dupré: um instrumento de pesquisa, que reuniu 1.060 referências relacionadas à autora e sua obra e está incluída no apêndice desta dissertação. A análise da literatura infantil de Dupré, em diálogo com as fontes localizadas por meio desse instrumento de pesquisa, revelou que a autora estruturou seu projeto literário para crianças por meio de narrativas de aventura, articulando entretenimento e formação moral. Ao adotar estratégias editoriais específicas, como a repetição de cenários exóticos, personagens recorrentes e temáticas de exploração, conferiu aos seus livros um caráter seriado. Desse modo, seu projeto literário consolidou-se como um conjunto de narrativas de aventura voltadas à recreação e à formação moral das crianças, alinhando-se aos ideais pedagógicos de sua época. Além disso, verificou-se que sua escrita, associada ao projeto gráfico das editoras ao longo do tempo, foi determinante para que sua obra, embora considerada tradicional pelos padrões contemporâneos, permanecesse em circulação, com novas edições e reimpressões até os dias atuais.