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- ItemAcesso aberto (Open Access)Qualidade de vida dos alunos do curso de medicina da Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-08-12) Cunha, Deyse Helena Fernandes da [UNIFESP]; Santos, Amelia Miyashiro Nunes dos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9925075057283150; http://lattes.cnpq.br/2396708495612767; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivos: Analisar as propriedades psicométricas do questionário WHOQOL-100, avaliar a qualidade de vida e os fatores associados ao menor escore de qualidade de vida de estudantes de medicina da Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo em 2011. Métodos: Estudo transversal realizado de agosto a dezembro de 2011 com aplicação do questionário WHOQOL-100 com inclusão de todos os alunos matriculados em 2011 do 1o ao 6o ano no curso de medicina da instituição. Foram coletados dados sobre ano do curso, sexo, idade, estado civil, número de filhos, nível socioeconômico e com quem o aluno morava. A confiabilidade do questionário foi avaliada pelo coeficiente de Cronbach e a validade por análise fatorial. Calculou-se o coeficiente de Kaiser-Meyer-Olkin e o nível de significância do teste de esfericidade de Bartlett. Na análise fatorial, determinou-se o número de fatores que explicassem pelo menos 60% da variância das respostas. A seguir, analisou-se a carga fatorial das variáveis em relação aos componentes extraídos, seguida de rotação da matriz. Os escores obtidos foram convertidos para uma escala de zero a 100. Na análise dos grupos, foram considerados o escore global e escores dos domínios físico, psicológico, independência, relações sociais, ambiente e aspectos espirituais. As comparações entre as variáveis numéricas foram feitas por teste t ou ANOVA e as categóricas por ?2. Os fatores associados ao menor escore global foram analisados por regressão linear. Utilizou-se o programa SPSS for Win/v.17.0 (IBM, Somers, NY, EUA), considerando-se significante p < 0,05. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética da Instituição e os participantes assinaram o Termo de Consentimento. Resultados: Dos 736 alunos matriculados, 607 (82,5%) responderam ao questionário. A idade média dos alunos incluídos foi 22,9 ± 2,9 anos, sendo 57,4% do sexo masculino,99,0% solteiros e 14,5% moravam sozinhos. A distribuição segundo classe socioeconômica foi: A1 (7,2%), A2 (21,1%), B1 (21,6%), B2 (25,4%), C1 (17,0%), C2 (4,8%) e D (1,2%). O coeficiente de Cronbach foi 0,956. O coeficiente de Kaiser-Meyer-Olkin foi 0,916 e o teste de esfericidade de Bartlett foi significante (p<0,001). A análise fatorial identificou 23 itens que explicaram 69,3% da variância das respostas. Os alunos apresentaram em conjunto um escore global de 72,1 ± 7,7 pontos. A somatória dos escores de todos os domínios foi semelhante do 1o ao 5o ano e entre os alunos do 3o e 6o anos. Entretanto, os alunos do 6o ano (69,2 ± 8,5) apresentaram menor escore global que os do 1o (72,9 ± 7,3), 2o (72,5 ± 7,6), 4o (72,4 ± 7,2) e 5o (73,8 ± 7,8) anos. Nas questões específicas sobre a qualidade de vida, o escore foi maior: no ciclo básico que nos ciclos profissionalizante e internato; do 1o ao 4o ano que no internato; no 1o, 2o e 4o anos que no 3o ano; no 3o ano que no 6o ano; e no 1o em comparação ao 6o ano. Os alunos do 6o apresentaram menores escores que o 1o ano em todos os domínios, exceto na espiritualidade. O sexo masculino apresentou maior escore global e nos domínios físico, psicológico, independência e qualidade de vida, comparado ao feminino. Os que moravam sozinhos, comparados àqueles que tinham companhia, apresentaram menores escores no domínio físico. Os alunos da classe socioeconômica C/D apresentaram menor escore global e no domínio ambiente, comparados àqueles das classes A e B (p <0,001). Os fatores associados a menor escore global foram: sexto ano (OR: -3,5, p<0,001), sexo feminino (OR: -2,1, p=0,001) e classe C/D (OR: -1,8, p=0,017). Conclusões: O WHOQUOL-100 apresentou confiabilidade e validade adequadas para avaliar a qualidade de vida dos alunos de medicina. O escore global de qualidade de vida foi de 72 pontos, com maiores escores entre alunos do 1o, 2o 4o e 5o anos e menores nos alunos do 3o e 6o anos. Estar no sexto ano, ser do sexo feminino e pertencer a classe C/D se associaram a menor escore global de qualidade de vida.