Navegando por Palavras-chave "Health training"
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- ItemRestritoEscuta e Escrita - Uma Experiência Corporal na Interface entre Saúde e Comunicação(Universidade Federal de São Paulo, 2021-07-23) Cocchiaro, Liliane Oraggio [UNIFESP]; Liberman, Flávia [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8790313628912498; http://lattes.cnpq.br/2381698779198156; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Pesquisa-intevenção, norteada pelo Método Cartográfico, realizada na interface dos campos da Saúde e da Comunicação. O campo de produção de dados aconteceu em uma série de dez Oficinas "Corpo Escuta e Escrita - Experimentos Textuais Formativos", que reuniram alunos de pós-graduação, envolvidos em projetos de escrita. O objetivo principal foi desenvolver a sensibilidade de profissionais de saúde, aprimorar as habilidades de linguagem e as formas de expressar por escrito e oralmente as experiências de cuidado, problematizando a qualidade da interação, seja ela com as equipes multidisciplinares, os pacientes e/ou acompanhados e seus familiares. Para além das áreas formais, incluiu a investigação a pulsar na interface entre Cuidado e Expressão, como campos da produção humana e suas nuances, com ênfase nos conteúdos que enriquecem as práticas do autocuidado e do cuidar do outro.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A saúde socioambiental na formação em saúde: um estudo com narrativas(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-01) Silva, Rafaela Rodrigues da [UNIFESP]; Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]; Thomaz, Silvia Maria Tagé [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2147936574575153; http://lattes.cnpq.br/7402359906381953; http://lattes.cnpq.br/9990877865791841; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A presente pesquisa teve por objetivo analisar a inserção dos conteúdos relativos à saúde socioambiental na formação interdisciplinar e interprofissional dos estudantes da área da saúde no âmbito do módulo de Encontros e Produção de Narrativas, do Eixo Trabalho em Saúde, que compõe o itinerário curricular dos Cursos de Saúde do Instituto Saúde e Sociedade do Campus Baixada Santista, da Universidade Federal de São Paulo. Utilizou-se a análise de discurso como instrumento de análise de diários de campo e narrativas produzidos por turmas de discentes que receberam conteúdo de saúde socioambiental, nos anos de 2017, 2018 e 2019. Dos diários de campo e narrativas, evidenciamos que a temática questão socioambiental, relacionada aos casos, permeou os encontros narrativos e foi trazida nas reflexões discentes. A observação da questão ambiental e de sua relação com os processos saúde-doença surge tanto nos diários quanto nas narrativas. Os temas centrais dos encontros narrativos também permearam as narrativas. O movimento de acompanhar o que foi vivido pelos discentes quando em campo pelo diário, desde o primeiro encontro com o narrador e a visita ao território, contribuiu para observar os processos de estranhamento, a resistência ante as certezas prévias, oriundas de formações anteriores, as marcas socioculturais, assim como as percepções de saírem outros do processo e até mesmo as que não foram percebidas, mas permearam os entrelaçamentos dos discursos. O uso da análise de discurso como método de análise promoveu maior movimento no intuito de interpretar os significados da experiência para os discentes, além da possibilidade de observar fontes ideológicas que sustentavam os discursos que traziam saúde e meio ambiente, além de formações discursivas que poderiam estar alinhadas a fontes ideológicas complementares e, por vezes, antagônicas. Há brechas polissêmicas permeando os discursos que se movimentam por diários e narrativas. Fendas que trazem novos significados do percurso feito no aprendizado. Reconhecem-se possibilidades de propostas educacionais intencionalmente construídas com base na educação interprofissional, para mobilizar movimentos de sair do lugar comum, da reprodução do que está posto hegemonicamente. Diários de campo e narrativas desenvolvidos por meio de encontros com pessoas que estão ou estiveram em condições socioambientais de exposição crônica ou aguda nos territórios de moradia e trabalho trazem a reflexão crítica das condições dos determinantes sociais. A articulação entre saúde e meio ambiente, inserindo a questão ambiental nos processos saúde-doença e na formação dos profissionais de saúde, constitui uma inovação a serviço de práticas de atenção à saúde desenvolvidas na perspectiva da integralidade do cuidado, das necessidades das pessoas e na defesa da saúde como direito.