Navegando por Palavras-chave "Hakouki"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Transmidiação em hakuouki: da narrativa histórica para o videogame(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-14) Garcia, Pedro Klein [UNIFESP]; Ghirardi, Ana Luiza Ramazzina [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7481586427673190; http://lattes.cnpq.br/7404966656935800Hakuouki é um videogame lançado em 2008 que trata da Revolução Meiji, sob o ponto de vista de versões romantizadas de personagens históricos que lutaram para defender o xogunato contra a autoridade do imperador. A presente pesquisa busca identificar como um novo produto midiático, o videogame Hakuouki, retoma e retrata a narrativa sobre a Corte Imperial no período histórico da Revolução Meiji, de modo a identificar as formas pelas quais a narrativa proposta pelo videogame apresenta a função do Imperador no ordenamento político contemporâneo e o desempenho dos que ocupam a coroa na década de 2000. Para tanto, a partir das contribuições teóricas de Elleström (2017a), Rajewsky (2012), Clüver (2012) e Müller (2020), abordaremos a ludologia e sua ligação com a linguística e o processo intermidiático que transpõe a narrativa histórica escrita para o funcionamento interno de uma mídia diversa, o videogame. A análise buscará explicitar os modos pelos quais a nova mídia, de um lado, reverbera aspectos específicos da narrativa histórica do Japão do xogunato tardio até a contemporaneidade, ressaltando o papel heroico atribuído ao Imperador, sinônimo de progresso e modernidade, e, de outro, representa um contraponto a leituras consolidadas da figura imperial. Por fim, aplicaremos os conhecimentos reunidos à ludonarrativa, e verificaremos o modo como a narrativa histórica foi transposta para o novo ambiente semiótico de modo a confirmar a hipótese de que, conquanto tenha sido produzido comercialmente, em um momento de fortalecimento dos ideais imperialistas, o videogame Hakuouki, a partir de seu funcionamento interno e artifícios próprios desta mídia, produz uma narrativa ousada, tendo em vista os tabus sociais japoneses, colocando o Nacionalismo como um mal a ser combatido.