Navegando por Palavras-chave "Guide"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Como abordar textos dissertativo-argumentativos no ensino fundamental II?(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-23) Pereira, Catarine Aurora Nogueira [UNIFESP]; Silva, Edna de Mello; Gomes, Denise Cristina Ayres; http://lattes.cnpq.br/1713600548135321; http://lattes.cnpq.br/9405118016902400; http://lattes.cnpq.br/5980662111590737O presente trabalho tem como enfoque o ensino-aprendizagem de textos dissertativo-argumentativos, propondo um guia com orientações a professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II, a fim de auxiliá-los em seu preparo de aulas sobre esse tema. Os referenciais teóricos que norteiam a proposta fundamentam-se na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em particular a Área de Linguagens – Língua Portuguesa; em Metodologias Ativas – sobretudo na abordagem sociointeracionista, proposta por Vygotsky. Baseia-se ainda na importância da mediação pedagógica no processo de ensino-aprendizagem. Para a construção do guia, partiu-se do Modelo ADDIE de Design Educacional/Instrucional, o qual prevê etapas de análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação. Para tal, foi realizada etapa de análise contextual – que se consistiu no mapeamento do contexto por meio de questionários com docentes e discentes, na análise de resultados que auxiliaram na construção de personas, mapas de empatia e concepção da solução educacional. Em seguida, nas etapas de design e desenvolvimento, foram concebidos os elementos de tecnologia e design (identidade e projeto gráfico), apoiados por estratégias de gestão. Portanto, buscou-se contribuir para discussão do ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, em específico a de estratégias, metodologias ativas, que promovam aprendizagens significativas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Guia Ilustrado Sobre A Técnica Do Curativo Em Paciente Queimado(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-02-15) Pieroni, Susana Rodrigues De Melo [UNIFESP]; Blanes, Leila [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introduction: A burn is a serious trauma with social, economic and public health repercussions that needs the attention of the government agencies. The treatment of these patients has always been a great challenge to the health team. Educational material is needed to teach dressing application in order to standardize the material and the technique and make the procedure safer for the patient and for the professional. Objective: Developing and validating a guide of the dressing technique used in burn patients. Method: An anteriority search was carried out but a similar guide was not found, a bibliographic survey was carried out in Pubmed and Scielo databases and in Google Scholar search engine. Standardized photographs were taken to illustrate the guide by showing step-by-step procedures. A professional designer diagrammed the Guide. Seven burn care experts did the Illustrated Guide content validation. The chosen method to validate was Delphi Technique, questionnaires were used to evaluate the following contents: Objective, Structure and Relevance of the study. Results: The objective item obtained 4.0 total IVC, 10.85 in Structure and 4.0 Relevance with global IVC of 0.99 reaching the validation goal and not requiring a new round of evaluation. The Illustrated Guide has 79 pages and 86 images. It was organized in 10 parts about the technique of burn dressing change. Topics such as material preparation, professional paramentation and dressing technique for each body region were addressed. Conclusion: An Illustrated Guide has been developed and validated with the step-by-step technique of burn dressing change.