Navegando por Palavras-chave "Gravura"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Abstracionismo informal em São Paulo: a obra de Zita Viana de Barros(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-09-27) Lacerda, Mariana Duarte Garcia de [UNIFESP]; Hoffmann, Ana Maria Pimenta [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This research aimed to study the manifestations of informal abstraction in São Paulo and the discussions on abstract art starting from the printings of Zita Viana de Barros, made between the years 1960 and 1970, identifying, cataloguing and analysing its work and contextualizing such production in light of the national artistic scene. The research led to a retrospective on the Brazilian Art History in the 1950s and 1960s, rethinking its categories due to Brazilian typical independence, especially through questioning the abstractionism, from a point of view that differs from the defence of constructive abstract art, which have been the keynote of art criticism and the history studies in Brazil. Imagery interpretation of the works related in this study were made through the philosophical and methodological framework designed by Charles Peirce, in which the aesthetic provides the basis for ethics, which in turn provides the basis for semiotics, in an evolutionary relationship of dependency. Informal Abstraction as the result of the combination of Zen?s philosophy indirect speech with the occidental liberty. With this mixture it instituted the notion of consciousness in intuition and sensibility in the occidental perspective that divided everything between rationality and unconsciousness.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A prática e a transmissão da gravura em Santos(Universidade Federal de São Paulo, 2022-09-21) Miyagui, Rachel Midori Sugo [UNIFESP]; Hoffmann, Ana Maria Pimenta [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4921539074739728; http://lattes.cnpq.br/3860853805093464Esta dissertação é uma investigação da prática e da transmissão da gravura na cidade de Santos e de como esse fenômeno dialoga com a história da gravura no Brasil. Nessa pesquisa, busca-se compreender se a produção em gravura das últimas décadas teria alguma ligação com a fundação do Clube de Gravura de Santos, em 1951, e como se caracterizou a produção e a recepção da gravura na cidade. Pesquisas preliminares tornaram razoável considerar tal ligação, essa perspectiva parte tanto de informações trocadas entre artistas da cidade quanto de referências bibliográficas sobre a gravura brasileira que citam a cidade de Santos juntamente de outras cidades como Porto Alegre, Recife, São Paulo e Rio de Janeiro enquanto locais onde foram fundados clubes de gravura, na década de 1950. Este trabalho tem o objetivo de analisar a produção contemporânea de gravura em Santos a partir dos espaços de produção que estiveram em funcionamento entre as décadas de 2000 e 2020 a fim de compreender quais situações contribuem para a permanência dessa manifestação artística na cidade, e verificar como esse fenômeno se insere no contexto da história da gravura no Brasil. Justifica-se o estudo em Santos por ter sido umas das localidades precursoras na instalação de um espaço de produção, o Clube de Gravura de Santos, e pela escassez de pesquisas que historicizem a produção artística na cidade. Para a realização desta pesquisa além do levantamento historiográfico foram realizadas consultas a periódicos locais, catálogos de exposições e entrevistas com artistas. O caráter coletivo da gravura e de transmissão de conhecimento se apresentaram como elementos recorrentes na história da gravura, em diferentes regiões e épocas, e por isso a escolha de se fazer esse estudo a partir dos espaços de ensino e prática coletiva foi fundamental para analisarmos a produção, a formação e atuação dos gravadores, bem como as relações estabelecidas entre os grupos e as condutas exercidas para a permanência dos mesmos.