Navegando por Palavras-chave "Gilmore Girls"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)O ethos cômico de Lorelai Gilmore: da constituição à persuasão(Eduardo Lopes Piris, Isabel Cristina Michelan de Azevedo, Maurício Beck, Paulo Roberto Gonçalves-Segundo, Rubens Damasceno-Morais, 2021-04-30) Nunes, Silvia; http://lattes.cnpq.br/7205156507691288A intensa adesão do público às séries nos leva a refletir sobre a popularidade dessa produção. Diante disso, este artigo elege a série Gilmore Girls como objeto de estudo. Parte-se da hipótese de que a imagem cômica de Lorelai, uma das protagonistas, é responsável não só, mas especialmente, pelo sucesso da série. Os objetivos são mostrar o funcionamento do ethos cômico da personagem e verificar qual o tipo cômico mais característico da mesma. A análise baseia-se nos pressupostos teóricos da Retórica (ARISTÓTELES, 2015) e da Nova Retórica (PERELMAN; OLBRECHTS-TYTECA, 2005; REBOUL, 2004; MEYER, 2007a; FERREIRA, 2010), considerando, primordialmente, a noção de ethos. Ademais, considera-se a classificação dos tipos cômicos com base em Carmelino (2018). O corpus de análise é constituído por três cenas, retiradas de alguns episódios da primeira temporada da série. Em termos metodológicos, os discursos das cenas foram transcritos e as imagens captadas mediante os stills dos vídeos
- ItemAcesso aberto (Open Access)Ethos cômico: o segredo da série Gilmore Girls : relatório científico parcial(2020) Nunes, Silvia; http://lattes.cnpq.br/7205156507691288Nas últimas duas décadas, as séries tornaram-se fenômeno de entretenimento em nossa sociedade, ocupando espaço significativo na vida de grande parte da população. Dessa forma, são relevantes estudos sobre alguns de seus aspectos, em especial, o que leva a essa espécie de passatempo conquistar tamanho alcance e popularidade. Nesse sentido, a teoria da Retórica mostra-se eficiente para ajudar a entender o processo de adesão do auditório (público), uma vez que estuda os meios de persuasão passíveis de serem utilizados em cada caso. Sendo assim, partindo dos pressupostos teóricos da Retórica (ARISTÓTELES, 2015, 1991), da Nova Retórica (PERELMAN; OLBRECHTS-TYTECA, 1996; REBOUL, 2004; MEYER, 2007; FERREIRA, 2010) – adotando a noção do ethos como principal categoria de análise1 – e de estudiosos que tratam dos tipos cômicos (MENDES, 2008; FRYE, 2013), o projeto proposto dispôs-se a verificar como se dá a constituição do ethos cômico de uma das protagonistas (Lorelai) da série Gilmore Girls.O objeto selecionado para análise foi a primeira temporada da série norteamericana Gilmore Girls, produzida nos anos 2000, classificada como comédia dramática. A série foi idealizada por Amy Sherman-Palladino, produzida pela Warner Bros. Television e exibida pela The CW Network Television (2000-2007), seu enredo principal é a relação amigável entre mãe (Lorelai Gilmore) e filha (Rory Gilmore), papéis interpretados, respectivamente, pelas atrizes Lauren Graham e Alexis Bledel. A pesquisa propôs como objetivos observar, dentre as estratégias retóricas (figuras, argumentos, lugares), qual/quais é/são o(s) recurso(s) mais comum(ns) na construção do ethos cômico da protagonista e, averiguar qual/quais é/são o(s) tipo(s) cômico(s) mais característico(s) da personagem em análise. Justificou-se a pesquisa proposta em virtude dos exíguos estudos que existem na área da Linguística sobre o sucesso da série, objeto de análise do estudo em questão. No que diz respeito ao problema (à questão) da pesquisa, indagou-se se o ethos que Lorelai constrói de si é responsável pelo êxito da série. Com base nisso, o trabalho partiu da hipótese de que a repercussão da série estava relacionada, não só, mas em grande parte, à construção do ethos cômico de Lorelai Gilmore.