Navegando por Palavras-chave "GLP"
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- ItemRestritoAnálise técnica de segurança e viabilidade do transporte de GNL e GLP por vias férreas(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-29) Candian, Vitor Miguele [UNIFESP]; Diniz, Anthony Andrey Ramalho [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1045979459961821; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O transporte de Gás Natural Liquefeito (GNL), bem como o de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), há muito tempo tem sido realizado por meio de transporte rodoviário, ou por meio de gasodutos que, dentre os modais existentes. Dentre essas opções, os gasodutos são considerados o modal ideal e mais seguro para realizar esse tipo de tarefa. Contudo, para regiões mais distantes das Unidades de Processamento, o transporte por gasodutos ainda não é uma realidade, uma vez que para implementá-los é necessário um alto investimento inicial, além do elevado tempo para realizar o projeto e instalação. Dessa forma, a alternativa utilizada para transportar esses gases, tem sido exclusivamente por meio rodoviário, porém isso tem apresentado alguns problemas devido ao alto custo do frete atual, além da necessidade de utilizar uma grande frota de veículos e viagens para abastecer essas regiões, conforme necessário. Sendo assim, esse trabalho tem como objetivo, analisar a proposta do transporte de GNL e GLP por vias férreas, garantindo assim um abastecimento contínuo com grandes volumes de produto e com um valor de frete mais acessível. Para isso, realizou-se a análise técnica dos prováveis riscos existentes para o transporte ferroviário desse tipo de produto onde, até o presente momento, é inexistente no Brasil, mas que se dispõe de linhas ferroviárias. Para essa análise, consultou-se as especificações técnicas dos produtos citados e, com isso, foi estudado os impactos que o transporte desses produtos apresentam no cenário ferroviário. Para a realização da pesquisa foi adotada a metodologia científica fundamentada em pesquisas bibliográficas atuais e consultas às Fichas de Informações de Segurança dos Produtos Químicos (FISPQ), além de visitas técnicas à empresas do modal ferroviário. Ao final, verificou-se que a ideia é viável se aplicado corretamente as orientações e especificações de segurança para o transporte correto e seguro apresentado no trabalho, para cada produto. Como trabalho futuro, espera-se verificar a viábilidade econômica aplicando as modificações recomendadas para as composições e vias do trajeto, além da avaliação dos impactos socioeconômicos e ambientais ao longo do trecho, em caso de incêndio ou vazamento de GLP e GNL.
- ItemAcesso aberto (Open Access)TELEMETRIA: Avaliação da produtividade de empilhadeiras em operações logísticas(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-03) Lima, Cassiano Araujo de [UNIFESP]; Cespedes, Juliana Garcia [UNIFESP]; Dias, Marina Oliveira de Souza [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1034384160736943O setor logístico conta como uma de suas unidades operacionais os galpões logísticos, cujas principais operações são armazenagem e expedição de cargas. Intermediando as operações temos a gestão de estoque, que tem como função garantir a qualidade e segurança dos produtos até a fase de expedição e o carregamento dos veículos, etapa final responsável pela movimentação dos produtos desde o estoque até os veículos, com destino ao cliente final. Executar as operações descritas com índices de produtividade em níveis de excelência é um desafio da indústria. Com o objetivo de otimizar esses processos é fundamental que o time de controle dos armazéns possua métricas confiáveis que corroboram para uma leitura precisa da operação. Um aliado para gerar indicadores de performance é a telemetria, que, através de diferentes dispositivos, monitora e aquisita dados que são ponto de controle para análises e tomadas de decisão. Analisando os dados temáticos das empilhadeiras é possível aplicar ferramentas estatísticas que deflagarão deficiências e pontos críticos operacionais, tais como horímetro e distâncias percorridas. O estudo gera um diagnóstico preciso das produtividades de cada empilhadeira, o qual pode nutrir processos de otimização de performance/eficiência e sustentabilidade, o que pode implicar em possíveis reduções da frota de máquinas, implementação de energias renováveis e economia em pegada de carbono do processo logístico. O presente trabalho compila dados de telemetria de empilhadeiras que são movidas por motores a combustão de gás liquefeito do petróleo (GLP) e propõe, através de comparações de médias, como o teste de Tukey, analisar a eficiência das máquinas e apontar estatisticamente se existe diferenças estatísticas entre as máquinas. Com a metodologia empregada é possível que os testes sejam aplicados em operações logísticas como forma de análise para aplicar ações de melhoria contínua para aumentar a performance das máquinas.