Navegando por Palavras-chave "Gênero e sexualidade"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Percepções de violência e seus sinônimos em um curso de licenciatura: um estudo sobre gênero e sexualidade(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-26) Eduardo, Mariana da Silva [UNIFESP]; Azzalis, Ligia Ajaime [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7255872247150001; http://lattes.cnpq.br/1337714906707083Pensando no desenvolvimento de profissionais aptos a lidarem com situações de conflito e violência de gênero no contexto escolar e com um público além da cisheteronormatividade, o objetivo do presente trabalho foi conhecer as percepções e ações de licenciandos sobre situações de violência de gênero e sexualidade no ambiente escolar. O público-alvo foram licenciandos e licenciandas do curso de Ciências da Universidade Federal de São Paulo do Campus Diadema cursando ou que já tinham cursado a UC Gênero e Sexualidade. A metodologia do projeto se baseou na pesquisa qualitativa, usando o quadro combinado de Dantas (2018) para análise das percepções das situações e estratégias propostas pelos alunos e alunas para enfretamento de situações de violência no contexto escolar durante a aplicação de uma dinâmica. Os resultados apontam que as percepções são constituídas por mediações múltiplas e, em sua maioria, individuais com fatores de ordem pessoal e coletiva. Quanto as propostas, as ações de enfretamento possuem enfoque nas questões pedagógicas com encaminhamentos que se direcionam ao coletivo e em conformidade com o referencial teórico, associando as situações a um problema estrutural que invade a escola, imersa em uma cultura cisheterossexista. E, embora não fossem definidas por parte dos (as) licenciandos (as) as situações como atos de violência, esses (as) reconhecem como parte do seu papel, como educadores (as), o acolhimento, o estabelecimento de diálogos e ações formadoras, não silenciando as situações de preconceito e demonstrando capacidade de interferir nas dinâmicas de poder instituídas pelas situações elaboradas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Vulnerabilidades, resistências e inclusão(Universidade Federal de São Paulo, 2023) Fidalgo, Sueli Salles [UNIFESP]; Cruz, Fernanda Miranda da [UNIFESP]; Carvalho, Maria de Fátima [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7030396449564631; http://lattes.cnpq.br/1875338693729537; http://lattes.cnpq.br/5963332154182390Este é o volume 7 da Coleção Educação e Saúde, uma iniciativa de docentes, discentes e pesquisadores, credenciados no Programa de Pós- Graduação em Saúde e Educação na Infância e na Adolescência (PPGESIA), da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). No presente volume, os textos tratam de inclusão e vulnerabilidades – especialmente (mas não exclusivamente) de crianças, adolescentes e jovens. As vulnerabilidades são vistas sob diferentes óticas: pelas ações governamentais que, durante vários anos, deixaram a educação à margem das prioridades na área de investimento, por exemplo; por questões de migrações e a falta de organização escolar para receber crianças falantes de outras línguas; por questões relativas ao que hoje chamamos de interseccionalidade (i.e., conceito sociológico que busca explicar as interações de marcadores ou fatores sociais nas vidas das pessoas, especialmente, de grupos que conhecemos como minorias); por questões relativas às necessidades educacionais específicas ou deficiências, transtornos, etc.; por questões relativas às ações afirmativas implantadas no próprio PPGESIA e o percurso trilhado até o momento, entre outras.