Navegando por Palavras-chave "Fundação Cultural Ema Gordon Klabin"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Reflexões e considerações a respeito da formação e perfil da Coleção Africana da Fundação Cultural Ema Gordon Klabin(Universidade Federal de São Paulo, 2014-07-28) Ribeiro, Luciara dos Santos [UNIFESP]; Jardim, Marta Denise da Rosa [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2834185689970646; http://lattes.cnpq.br/2299644351262524Esta pesquisa tem por objetivo investigar a formação e o perfil da Coleção Africana da Fundação Cultural Ema Gordon Klabin. Nosso interesse é transitar entre a antropologia e a história da arte, utilizando abordagens de autores dos dois campos de estudo. Buscamos na primeira parte deste trabalho contextualizar o colecionismo de Ema Klabin dentro do colecionismo privado em São Paulo e as influências dessa tendência em suas escolhas. Evidenciamos que as compras de peças originárias de países do continente africano, realizadas por Ema Klabin, ocorreram atravessadas por conceitos primitivistas. No exame da relação comercial entre Ema Klabin e o marchand Ladislas Segy apresentamos a relação e influência entre modernismo nas artes e o pensamento primitivista. Seguindo na mesma direção, a segunda parte do trabalho apresenta um estudo inicial da coleção africana formada por Ema Klabin. Partindo de observações de Ladislas Segy buscamos evidenciar e descontruir conceitos genéricos e primitivistas que permeiam as artes das Áfricas. Nesse sentido, inclui-se criar paralelos e relações com alguns autores importantes para a discussão, assim como instituições públicas que também apresentam acervos semelhantes, como o Museu de Arte de São Paulo, o Museu Afro Brasil e o Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. Este estudo é uma primeira síntese de diferentes movimentos de pesquisa em processo de sistematização e organização. Os resultados que apresentamos nesta monografia dizem respeito a doze das dezesseis peças da coleção. Nosso esforço centrou-se na leitura da descrição dessas peças comercializadas pelo marchand Ladislas Segy, através do olhar crítico de pesquisadores das artes das Áfricas.