Navegando por Palavras-chave "Forma e cultura escolar"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Práticas docentes na escola privada paulista (1964-1985)(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-12) Marcela , Dias de Sousa; Elaine , Lourenço; http://lattes.cnpq.br/2146990309385425; http://lattes.cnpq.br/3864643916458254Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo investigar e analisar a atuação dos professores no Colégio Marista Arquidiocesano durante a Ditadura Militar no Brasil, tendo como foco principal a relação entre a forma escolar e a cultura escolar. A metodologia escolhida para esta pesquisa foi a História Oral, a partir de entrevistas feitas com docentes que atuaram na instituição durante o período vigente, com o propósito de entender como suas trajetórias, tanto pessoais como profissionais, exerceram influência em suas práticas pedagógicas, bem como na adaptação à legislação vigente. O estudo tem como destaque a Lei no 5692/71, que foi a responsável por promover uma reforma educacional considerável ao incorporar as disciplinas de História e Geografia em uma nova, a dos Estudos Sociais, com a finalidade de moldar o currículo conforme as necessidades do regime militar. Mesmo com as restrições impostas, características do regime, a instituição estudada conseguiu, por sua vez, manter a autonomia pedagógica dos docentes, fato que é explicado a partir da cultura escolar. A pesquisa revela como a cultura escolar e a autonomia docente conseguiram, de certa forma, serem preservadas e asseguradas pela instituição, apesar de um contexto adverso.