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- ItemAcesso aberto (Open Access)O mercado financeiro brasileiro e as opções de investimento para pessoa física(Universidade Federal de São Paulo, 2024-04-29) Santos, Ana Karollyne Lourenço dos [UNIFESP]; Oliveira Filho, Bolivar Godinho de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4702666394166112RESUMO A educação financeira é crucial para compreender as opções de investimento, seus riscos, tributos e rentabilidade, permitindo o planejamento e controle dos investimentos para garantir estabilidade financeira. Por isso, o trabalho a seguir tem o propósito de destacar a relevância da educação financeira e das opções de investimento, oferecendo descrições objetivas da estrutura do sistema financeiro nacional e das alternativas de investimentos disponíveis para pessoas físicas, como ações, fundos de investimento e títulos públicos. O propósito deste trabalho é colaborar para preencher as lacunas na educação financeira de nível básico, fornecendo uma fonte objetiva de conteúdo sobre o mercado financeiro e as opções de investimento e disponibilizando meios para serem utilizados para buscar conhecimentos mais especializados, como sites, cursos, blogs, podcasts e mídias sociais. Para isso o conteúdo é dividido em três partes principais. Inicialmente, são abordados aspectos comportamentais da educação financeira, incluindo grupos vulneráveis e sobre prevenção ao endividamento. Em seguida, o foco se volta para o mercado financeiro brasileiro, detalhando seus componentes, como câmbio, mercado monetário, de crédito e de capitais, além da estrutura do sistema financeiro nacional. A segunda parte explora as principais opções de investimento para pessoas físicas, como fundos de investimento, produtos de renda fixa e variável, e previdência privada, destacando também o desenho do perfil de investidor. A terceira parte propõe fontes variadas para aprofundamento do conhecimento, integrando-se ao processo de educação financeira e visando estimular o interesse do leitor, promovendo uma abordagem mais informada no ambiente financeiro individual.