Navegando por Palavras-chave "Ferroelétrico"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemRestritoInvestigação da influência da adição de íons de Jahn-Teller sobre a indução do comportamento magnetoelétrico em cerâmicas a base de PbTiO3(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-11) Vargas, Natalia Florêncio da Costa [UNIFESP]; Lente, Manuel Henrique [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0640997586726641; http://lattes.cnpq.br/1171830772047590Neste trabalho foi realizada a investigação de possível indução de comportamento magnetoelétrico multiferróico em cerâmicas ferroelétricas a base de PbTiO3 através de dopagem com íons Jahn-Teller. A produção dos corpos cerâmicos foi realizada através do emprego da rota convencional de reação em estado sólido. A tentativa de indução de ordenamento magnético, com consequente comportamento magnetoelétrico em cerâmicas de PbTiO3, foi realizada através de dopagens específicas, com íons Jahn-Teller Fe3+, com o objetivo de se comparar os resultados experimentais com o modelo teórico proposto por Bersuker. A partir dos corpos cerâmicos produzidos, foram realizadas investigações das propriedades dielétricas, ferroelétricas, magnéticas e seu potencial fotovoltaico. O objetivo foi de estabelecer uma correlação entre as propriedades elétricas e magnéticas, em função da dopagem, e comparar os resultados obtidos com aqueles previstos no modelo de Bersuker, baseado no efeito pseudo-Jahn-Teller.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Síntese e caracterização de cerâmicas dielétricas de alta permissividade para produção de dispositivos armazenadores de energia para aplicação em linhas de transmissão não linear.(Universidade Federal de São Paulo, 2024-02-16) Aredes, Rangel Graudiston [UNIFESP]; Antonelli , Eduardo; Silva Neto, Lauro Paulo; http://lattes.cnpq.br/3979447098275675; http://lattes.cnpq.br/8535325155568005; https://lattes.cnpq.br/5690544073624456Cerâmicas ferroelétricas de estrutura cristalina tipo Perovskita de baixa perda dielétrica, alta permissividade, elevada variação da permissividade em função da variação do campo elétrico (Tunability) e elevada ruptura dielétrica são essenciais para o desenvolvimento de materiais ferroelétricos não lineares empregados na construção de capacitores aplicados em Linha de Transmissão Não Linear (LTNL). As LTNLs têm o potencial de gerar oscilações no sinal elétrico (sólitons) em aplicações de micro-ondas de alta potência (>1000W). Os sinais elétricos gerado em uma LTNL podem ser utilizados em sistemas de comunicação via satélite, radares, sinal de interferência para interrupção de comunicação e tratamentos biomédicos. Neste trabalho, cerâmicas dos sistemas (1−x)Ba(Zr0,2Ti0,8)O3–x(Ba0,7Ca0,3)TiO3 representadas por (xBCZT) e (Ba(1-x)Sr(x)(Zr0,2Ti0,8)O3 por (xBSZT), foram sintetizadas por reação em estado sólido e caracterizadas em função da aplicação, quanto à suas propriedades dielétricas e de variação da permissividade elétrica em função da variação do campo elétrico. Os resultados dos ensaios de permissividade em função da variação do campo elétrico, da temperatura e da frequência foram observados em regiões de transição de fase polimórfica (TFP) e de contorno de fase morfotrópico (CFM). As cerâmicas 0.36BCZT, 0.44BCZT e 0.49BCZT apresentaram elevadas permissividades (0.36BCZT, permissividade >11000) e uma variação da permissividade de 37,3 %, 35,1 % e 27,9 % respectivamente, avaliados em temperaturas próximas da transição de fase tetragonal-cubica (T-C), em uma variação do campo elétrico de 8 kV/cm). As composições cerâmicas xBSZT, foram projetadas e desenvolvidas com o objetivo de apresentar transições de fases polimórficas próximas à temperatura ambiente atingindo um equilíbrio entre a baixa perda dielétrica, alta permissividade e uma elevada variação da permissividade. A composição (Ba(0,97)Sr(0,03)(Zr0,2Ti0,8))O3 apresentou uma elevada permissividade (>12200), baixa perda dielétrica (<0,01) e uma elevada variação da permissividade de 79 % em função da variação do campo elétrico de 10 kV/cm. Capacitores com propriedades não lineares, com base em um material ferroelétrico de alta performance, foram desenvolvidos e aplicados em uma LTNL, gerando sinais oscilatórios pulsados em RF, em uma frequência de 315 kHz.
- ItemSomente MetadadadosSíntese e estudo das transições de fases estruturais no sistema (1−x)Ba(Zr0.2Ti0.8)O3–x(Ba0.7Ca0.3)TiO3 (BCZT) utilizando a associação de diferentes técnicas de caracterização(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-07-31) Aredes, Rangel Graudiston [UNIFESP]; Antonelli, Eduardo [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Lead-free piezoelectric ceramics can demonstrate excellent properties when their compositions are projected with sequences of specific phase transitions and / or the coexistence of phases. It has been reported that some compositions of (1−x)Ba(Zr0.2Ti0.8)O3–x(Ba0.7Ca0.3)TiO3 (xBCZT) may present phases coexistence (rhombohedral “R” and orthorhombic “O”) at room temperature. Besides, recent studies have observed the O phase as an intermediate phase before the tetragonal “T”-cubic “C” phase transitions. Herein, we study the xBCZT to verify if the experimental characterizations can detect R-O, O-T and T-C phase transitions and identify the physical anomalies that confirm the phases coexistence. The phase transitions were studied during a heating program for xBCZT and compared with pure BaTiO3 by dielectric spectroscopy, pyroelectric coefficient analyses, thermal analyses, linear expansion and powder X-ray diffraction. The interpretation of different responses allows us to conclude that the substitutions of Ca2+ for Ba2+ or Zr4+ for Ti4+ in the formulation xBCZT can result in two or more different solid solutions, belonging to the perovskite family, which coexist in the ceramic. The transitions of each one of the phases happen in a cooperative effect and, in some specific interval of temperatures, the break of the cooperative effect happens and make clear the phase coexistence.