Navegando por Palavras-chave "Feminismo Negro"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Escrevivências de mulheres negras: manifestando possibilidades de produções acadêmicas autônomas aos referenciais da ciência hegemônica(Universidade Federal de São Paulo, 2020-10-29) Nascimento, Tamires Guimarães do [UNIFESP]; Gonçalves, Renata [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5565481668827333; http://lattes.cnpq.br/2985385023433384; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Neste trabalho apresento reflexões sobre a presença de mulheres negras no Programa de Pós Graduação em Serviço Social e Políticas Sociais (PPGSSPS) da Universidade Federal de São Paulo - BS. Através de minha narrativa e de narrativas de cinco mulheres negras da primeira e segunda turmas do programa, é possível apreender os caminhos percorridos desde o primeiro estudo, ensino médio, graduação, até o momento de acessarmos o mestrado. Uma vez na pós-graduação destacam-se os desafios para o acesso e permanência neste espaço. Compreendo que a nossa presença na pós-graduação é impactada pelo racismo e sexismo, que juntos erigiram como modelo de intelectualidade, o homem branco, heteronormativo e CIS, além de estabelecerem a academia como o único espaço de legitimação de conhecimento, recusando a produção de saberes localizados nas vivências de mulheres negras. Destaco o movimento de mulheres negras e o movimento negro como protagonistas na luta histórica que vem denunciando a exclusão da/o negra/o na educação, e que em um compromisso político-epistemológico, também denuncia a colonização do conhecimento. O contato com o feminismo negro, com a produção de intelectuais negras, e com as problematizações que vêm ocorrendo acerca deste modelo de universidade, faz emergir novas possibilidades; e pensar sobre o acesso à este espaço, sobretudo traz à tona a compreensão de que a nossa presença causa rupturas e apresenta outras epistemologias possíveis, outras formas válidas de produzir conhecimento.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O Pensamento Feminista Negro: Contribuições De Patricia Hill Collins(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-09-17) Conceicao, Raquel Suely Cardoso Da [UNIFESP]; Cyfer, Ingrid [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The Present Dissertation Aims To Investigate And To Articulate Of The Concept Of Intersectionality On Patricia Hill Collins" Work, Within What She Understands As "Black Feminist Thought". For This Purpose, We Analyze Recurrent Concepts In Her Work, Such As Outsider-Within-Locations, Self-Definition, Self-Valuation, Self-Determination, Lived Experience, Collective Standpoints Relating Them To His Understanding Of So-Called Standpoint Theories And Critical Social Theory.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Por uma história da filosofia contemporânea de(s)colonial: contribuições de Lélia Gonzalez, Sueli Carneiro e Djamila Ribeiro(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-25) Vieira, Julia de Freitas [UNIFESP]; Johanson, Izilda Cristina [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1597611072661563; http://lattes.cnpq.br/1578910037411720Procuramos situar a necessidade de uma História da Filosofia De(s)colonial, dentro do campo da História da Filosofia Contemporânea. O recorte trabalhado será situar o comparativo entre o pensamento de três filósofas brasileiras: Lélia Gonzalez, Sueli Carneiro e Djamila Ribeiro. A partir da singularidade teórica de cada uma, tentaremos traçar suas contribuições, tanto conceituais, quanto sobre as opressões de gênero, raça e classe e as suas interseccionalidades, para se pensar esse percurso de(s)colonial. Dentre os objetivos específicos propostos, destacamos a reflexão dos conceitos mobilizados pelas autoras, como Amefricanidade, Epistemicídio e Lugar de Fala, e as suas devidas confluências para se pensar a descolonização do conhecimento, como também demarcar a interação e a importância dos movimentos decolonial e feminista negro nessa trajetória.