Navegando por Palavras-chave "Fanfictions"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Fanfiction à luz da pedagogia dos multiletramentos em aulas de língua inglesa: Ampliação de repertório e propiciação de affordances para uma aprendizagem crítica(Universidade Federal de São Paulo, 2024-02-29) Nunes, Alexandre Rodrigues [UNIFESP]; Megale, Antonieta [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5892998623083426; http://lattes.cnpq.br/2645462317800789Esta pesquisa de mestrado objetivou investigar como os repertórios linguísticos de estudantes de inglês são ampliados na produção midiática em consonância com a Cultura Participativa (Jenkins, 2009) e individuar quais affordances (Gibson, 2015; Paiva, 2010; Van Lier, 2000) são propiciadas por meio de uma sequência didática construída à luz da Pedagogia dos Multiletramentos (Rojo, 2012/2013; GNL, 1996/2021) – que culmina na produção de textos do gênero fanfiction (Sachs, 2019; Rojo, 2012; Jenkins, 2006/2009). Dessa forma, o estudo centralizou o olhar investigativo nos temas levantados pelos jovens do nono ano dos anos finais do Ensino Fundamental, mediante suas narrativas ficcionais midiáticas e publicadas em uma plataforma de circulação de fanfictions. A análise dos textos produzidos pelos alunos foi realizada a partir dos conteúdos temáticos abordados nas fanfictions provenientes da perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, J.; Bronckart, E., 2017; Guimarães, 2007; Bronckart, J. 2006/2008). Os resultados obtidos apontaram para compreensão da aprendizagem por meio da Pedagogia dos Multiletramentos em sintonia com a Cultura Participativa e na produção escolar-midiática, assim como para a compreensão das affordances que são propiciadas nas aulas de língua inglesa, com a aplicação da sequência didática proposta, na produção escrita de fanfictions por alunos e na responsabilização do processo de ensino-aprendizagem.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Relações de Poder em Fanfictions Produzidas por Jovens: Análise Sob a Perspectiva das Epsitemologias do Sul(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-15) Costa, Gabriela Helena Autiero [UNIFESP]; Bianchi, Pamela Cristina [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5871384066503541; http://lattes.cnpq.br/9774458308598841; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Temas relativos ao ciberespaço vêm ganhando mais relevância na contemporaneidade. A juventude aparece como protagonista desse processo impulsionando e produzindo novas manifestações culturais neste universo. Dentre elas, destacam-se as fanfictions, narrativas construídas virtualmente por e para fãs. O estudo teve como objetivo identificar, sob a perspectiva das Epistemologias do Sul, como o colonialismo, o patriarcado e o capitalismo se manifestam nas fanfictions. Realizou-se uma pesquisa documental qualitativa, com leitura e análise de três narrativas publicadas em plataformas online. Notou-se a presença das três estruturas de poder: destaque ao patriarcado, expresso em cenas de objetificação e violências contra a mulher; o colonialismo, visualizado pela presença de apenas personagens brancos; e o capitalismo, através do protagonismo do estilo de vida das classes sociais dominantes. Os resultados apontam que as produções juvenis têm sido espaços de reprodução de relações de poder dominantes no cenário atual.