Navegando por Palavras-chave "Falsos discursos mercadológicos"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)FALSOS DISCURSOS MERCADOLÓGICOS E O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: GREENWASHING, BLUEWASHING E NEUTRO(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-23) Nogueira, Ana Carolina Vieira [UNIFESP]; Andreoli, Tais Pasquotto [UNIFESP]; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4218131D0O trabalho teve como objetivo compreender a reação dos consumidores às peças publicitárias que contem apelos caracterizados como greenwashing e/ou bluewashing. Procedeu-se, inicialmente, a uma revisão da literatura, focando na discussão acerca do marketing verde e societal, sua origem e evolução, seu conceito e sua importância, e posteriormente discorrendo sobre o greenwashing e bluewashing. Tendo a literatura como suporte, adotou-se como procedimento metodológico um experimento online realizado em duas etapas, primeiro (n=78) e segundo (n=128), ambos com monitoramento ocular (eyetracker). As duas etapas contaram com o mesmo procedimento, que consistiu na apresentação de uma peça publicitária fictícia, criada justamente para os propósitos deste estudo, que foi manipulada em três diferentes formatos, adequando-se objetos como cores, frases e imagens: com apelos ambientais, sociais ou neutros, seguida por uma análise de dados das respostas fornecidas pelos participantes. Como resultado, pode-se concluir que existe uma capacidade de influência das práticas de greenwashing e bluewashing no comportamento do consumidor, em termos de melhor avaliação de marca e também reação emocional ao anúncio. Tal resultado evidencia a necessidade de maior responsabilidade das organizações em relação aos seus discursos e práticas de negócios, bem como o imperativo de maior conscientização dos consumidores.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Pinkwashing e o comportamento do consumidor: da causa pró-LGBTQIA+ ao falso discurso mercadológico(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-03) Ribeiro, Gledeson Frankly da Silva [UNIFESP]; Andreoli, Tais Pasquotto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4402149857270524; http://lattes.cnpq.br/2351636742862825Com o passar dos anos, houve o aumento do poder de compra LGBTQIA+ e, consequentemente, maior representatividade deste grupo no mercado de produtos e serviços. Atrelado a isso, surgem diversos discursos mercadológicos de viés positivo e favorável à comunidade. Outrossim, também existe uma tentativa em mostrar uma falsa imagem ao consumidor por meio de tais discursos apenas para atender a demanda de responsabilidade social dos consumidores, originando termos como o pinkwashing e tornando cada vez mais recorrentes práticas enganosas. O trabalho teve como objetivo analisar o comportamento do consumidor frente à prática de pinkwashing na comunicação mercadológica, mensurado em termos de reação emocional ao anúncio, avaliação da marca, julgamento da prática de propagandas pró-LGBTQIA+ e a detecção da prática de pinkwashing. No referencial teórico, discorreu-se sobre os falsos discursos mercadológicos, aprofundando-se na discussão acerca do pinkwashing, destacando a influência dessa prática no comportamento do consumidor. Como procedimento metodológico, adotou-se uma abordagem hipotético-dedutiva, realizada por meio de dois experimentos online comparando peças publicitárias com prática de pinkwashing - casal ou família homoafetivo versus heteroafetivo. Em ambos, a amostra foi não probabilística, composta por estudantes universitários, com distribuição aleatória entre os grupos, sendo a primeira (n=81) por conveniência e a segunda (n=74) por critério de orientação sexual não heterossexual. O teste de poder da amostra foi rodado, por meio do programa G-power, validando o poder de ambas as amostras para detectar com confiança o efeito analisado. Como principal resultado, foi possível validar a grande hipótese do estudo, a capacidade de influência da prática de pinkwashing no comportamento do consumidor devido à falta de distinção e identificação. Tal resultado evidencia uma necessidade de maior responsabilidade das organizações em relação aos seus discursos e suas práticas de negócios, assim como mostra que os consumidores devem se informar constantemente e possuir maior conscientização do papel de responsabilidade como público consumidor.