Navegando por Palavras-chave "Fábulas"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Itens lexicais avaliativos em textos fabulares de uma coleção de livros didáticos para os anos iniciais do ensino fundamental: um estudo sistêmico-funcional com base no sistema de avaliatividade(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-26) Costa, Jandira de Oliveira [UNIFESP]; Vian Junior, Orlando; http://lattes.cnpq.br/5463585749303495; http://lattes.cnpq.br/1134345404462430Esta pesquisa objetiva investigar as relações estabelecidas entre os traços típicos constituintes dos textos nomeados como fábula em uma coleção de livro didático de Língua Portuguesa, seus padrões valorativos nos aspectos semântico-discursivos e léxico-gramaticais presentes nos textos e sua progressão no currículo dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, foi selecionada a coleção Ápis (TRICONI; BERTIN; MARCHEZI, 2017) por ter maior distribuição pelo PNLD nas escolas públicas para o triênio 2019-2021. Desta coleção, dez textos nomeados como fábula constituem o corpus deste estudo e foram analisados qualiquantitativamente a partir (i) do arcabouço teórico da Gramática Sistêmico Funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014), (ii) dos estudos sobre a Pedagogia de Gêneros da Escola de Sydney (MARTIN; ROSE, 2008, ROSE; MARTIN, 2012), delimitados à família das estórias e (iii) dos sistemas de transitividade e de avaliatividade, com foco no subsistema de atitude (MARTIN; WHITE, 2005). A pesquisa busca (i) descrever como se organiza, longitudinalmente na coleção, a sequência de textos nomeados como fábula; (ii) identificar os propósitos sociocomunicativos e descrever as etapas e fases que compõem a organização dos textos e contribuem para a determinação da estrutura potencial dos gêneros no corpus; (iii) identificar as características semântico-discursivas e léxico-gramaticais dos gêneros que ocorrem nos textos fabulares do corpus e (iv) analisar as escolhas linguísticas na constituição dos textos do corpus como recursos para a construção de significados avaliativos. Os resultados apontam semelhanças e diálogos possíveis entre as ocorrências de textos de gêneros da família das estórias no currículo da Austrália, com base no que preceituam Rose e Martin (2012), e do Brasil, com bases nos textos da coleção analisada, indicando a (i) recorrência de padrões e aspectos léxico-gramaticais e semântico-discursivos nas estruturas esquemáticas e na estrutura potencial dos gêneros instanciados pelos textos fabulares analisados os quais instanciam o gênero Exemplo, (ii) o aumento da densidade lexical nos textos fabulares em visada longitudinal e (iii) que a avaliação, por meio de adjetivos, se acentua com o aumento de palavras do 1º ao 4º ano evidenciando a flutuação do conhecimento num contínuo que progride do conhecimento comum para o conhecimento especializado (EGGINS, 2002), disponibilizando, pela leitura/audição dos referidos textos, o acesso ao potencial da linguagem da avaliação em contexto escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental.