Navegando por Palavras-chave "Expressive suppresion"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Efeitos moderadores das estratégias de supressão e reavaliação cognitiva na relação entre estresse e sono em docentes da educação básica.(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-24) Ory, Sandra Virgínia Ribeiro (UNIFESP); Cardoso, Thiago da Silva Gusmão (UNIFESP); http://lattes.cnpq.br/3278338196915403; http://lattes.cnpq.br/9271840541534911O adoecimento físico e mental dos professores tem aumentado nas últimas décadas. Fatores como altos níveis de sobrecarga, condições de trabalho inadequadas, violência no contexto escolar, além das realidades sociais desafiantes e das rápidas transformações tecnológicas, foram identificados como estressores e associados a um sono ruim em professores. Por sua vez, estratégias de regulação emocional vêm sendo relacionadas a melhores desfechos em saúde, maior redução de estresse e aumento de bem-estar no trabalho. Administrar o estresse diário pode ser a diferença entre dormir bem ou mal e é possível que a forma como os indivíduos regulam as suas emoções influencie essa relação. Com o objetivo de analisar as associações entre a qualidade do sono, o estresse percebido e o uso das estratégias de supressão expressiva e reavaliação cognitiva pelos professores, desenvolveu-se um estudo observacional analítico, com um recorte temporal transversal e uma abordagem quantitativa. A hipótese testada foi a de que a reavaliação cognitiva e a supressão expressiva moderam a relação entre o estresse e o sono. A população-alvo foi constituída por 350 professores do ensino básico, selecionados randomicamente, em São Luís do Maranhão, Brasil. Os instrumentos utilizados para medir as variáveis de interesse foram o Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh, a Escala de Estresse Percebido, o Questionário de Regulação Emocional e um questionário sociodemográfico, aplicados entre fevereiro e maio de 2024. Para a análise dos dados utilizou-se o teste de Equação Estimada Generalizada para testar a hipótese, bem como a análise inferencial da variância das medidas. Os dados foram processados utilizando o programa SPSS (versão 27). Os resultados mostraram uma relação positiva entre o estresse percebido e a má qualidade do sono, indicando que o estresse é um preditor de um sono de má qualidade. No entanto, as táticas de reavaliação cognitiva e de supressão expressiva não tiveram um efeito significativo na moderação da relação entre estresse e sono. Novos estudos devem utilizar métodos diferentes, levando em conta o tempo e a complexidade dos processos de regulação do sono, do estresse e das emoções, assim como adotar diferentes instrumentos de medida, tanto de autorrelato, como marcadores fisiológicos, com indução de emoções, além de aumentar a abrangência na investigação de outras estratégias de regulação emocional.