Navegando por Palavras-chave "Exclusão"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Os efeitos da exclusão dos jovens no mercado de trabalho para a seguridade social(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-10) Ferreira, Letícia Graziela Demarchi [UNIFESP]; Yokomiso, Celso Takashi [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7629682990244152A exclusão dos jovens no mercado de trabalho é um fenômeno que causa enorme impacto na Seguridade Social. O, os jovens vivem uma realidade de vulnerabilidade que produz diferenciações cada vez maiores. Frente a este contexto, a presente pesquisa tem como objetivo investigar o contexto de exclusão de jovens no mercado de trabalho, assim como refletir sobre políticas públicas que permitam alterar este quadro, com especial atenção aos seus efeitos na Seguridade Social. A pesquisa é de cunho bibliográfico, usando de fontes virtuais seguras e variadas, desde revistas virtuais a artigos acadêmicos e/ou teses de mestrado. Conclui-se que nossos jovens, hoje fora do mercado de trabalho, ou seja, com menos tempo de contribuição, frente ainda às mudanças previdenciárias, que aumentam o tempo de trabalho, certamente enfrentarão mais dificuldades em termos de Seguridade Social do que aquelas sofridas pela população atual, caso não sejam tomadas providências imediatas, ou seja, políticas públicas conjugadas, nos campos da educação e profissionalização e arcabouço jurídico que fortalecem a inclusão de jovens no mercado de trabalho.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Inclusão/exclusão de estudantes autistas no ensino médio e técnico integrado: uma análise das narrativas de professores e estudantes(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-30) Muniz, Mayara Lybia Silva [UNIFESP]; Cruz, Fernanda Miranda; http://lattes.cnpq.br/5963332154182390; http://lattes.cnpq.br/0807391946977323Esta pesquisa investigou os elementos envolvidos nos processos de inclusão/exclusão de estudantes autistas, tendo como foco suas narrativas e as de atores sociais em uma instituição de ensino médio técnico integrado. O objetivo foi compreender como se manifestam, na prática, as políticas de inclusão, as barreiras enfrentadas e as estratégias adotadas para lidar com as especificidades desses estudantes. Metodologicamente, o estudo adotou uma abordagem qualitativa, ancorada em narrativas e entrevistas realizadas com quatro professores e dois estudantes autistas, com a aplicação prévia de questionários a 14 membros da equipe de apoio educacional e professores. Os dados coletados permitiram analisar as experiências e percepções de inclusão/exclusão a partir das estratégias pedagógicas, adaptações realizadas por professores e as vivências escolares dos estudantes autistas. Entre as narrativas, destaca-se um contraste entre o discurso das políticas de inclusão e sua efetivação prática. Professores relataram a necessidade de mais formação e recursos, enquanto os estudantes apontaram a importância de reconhecimento de suas necessidades individuais e experiências, muitas vezes marcadas por práticas inclusivas e excludentes. A partir das análises, a tese discute que, embora haja avanços legais e institucionais, as práticas inclusivas ainda são limitadas por barreiras estruturais e capacitismo. O estudo reafirma a necessidade de uma mudança paradigmática na abordagem da inclusão escolar, promovendo uma prática educacional que celebre a diversidade como elemento central do ambiente pedagógico.