Navegando por Palavras-chave "Evaluation/methods"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação de adequação do método das teses de mestrado e doutorado dos docentes da Faculdade de Medicina de Marília no período de 1997 a 2004(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2006-01-01) Tsuji, Hissachi [UNIFESP]; Atallah, Álvaro Nagib [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivo: avaliar a adequação do método científico empregado nas teses de mestrado e doutorado dos docentes da Faculdade de Medicina de Marília, no período de 1997 a 2004. Local: Faculdade de Medicina de Marília - Famema, Disciplina de Endocrinologia e Metabologia ; Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina, Departamento de Medicina, Programa de Pós-graduação em Medicina Interna e Terapêutica, Centro Cochrane do Brasil. Método: estudo analítico transversal, avaliando todas as teses de mestrado e doutorado dos docentes da Faculdade de Medicina de Marília entre 1997 a 2004. O principal desfecho quantificado foi a adequação do método. Essa avaliação foi realizada por dois pesquisadores independentes e a concordância avaliada pelo teste de Kappa. Foi construído roteiro específico para avaliação de estudo quantitativo primário, secundário e qualitativo. O método do estudo foi considerado adequado (A) quando os escores atribuídos pelos pesquisadores eram maiores que 75%, parcialmente adequado (PA) se o escore estivesse entre 50% e 74%, e inadequado (I) se o escore fosse menor que 49%. Esses limites foram escolhidos arbitrariamente. Perspectivas / Viabilidade: Como os docentes da Faculdade de Medicina realizaram as suas pós-graduações nas principais universidades públicas do Estado de São Paulo, a amostra é aleatória e representativa de diferentes cursos. Se a hipótese do estudo for confirmada, os resultados deste trabalho poderão contribuir para avaliar a qualidade dos cursos de pós-graduação e contribuir para a melhora do planejamento do projeto de pesquisa. Quanto à viabilidade, é uma pesquisa de fácil execução e de baixo custo, pois, do ponto de vista humano, depende de dois pesquisadores e tecnicamente, de um computador e material de consumo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Escala de leitura: proposta de avaliação das competências leitoras(Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2010-12-01) Kida, Adriana de Souza Batista [UNIFESP]; Chiari, Brasilia Maria [UNIFESP]; Ávila, Clara Regina Brandão de [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)PURPOSE: To present a range of tests for the assessment of reading skills, and to investigate its reliability in measuring the performance of children from eight to 11 years and 11 months old. METHODS: It was created an instrument containing 12 test items organized into four assessment skills: Knowledge of Letters and Phonographemic Correspondence, Decoding of Isolated Items, Text-Reading Fluency, Reading Comprehension. For the reliability study, 100 children (64 girls) from public schools, with ages ranging from eight years to 11 years and 11 months, were selected. Twenty of these children (12 girls) participated in the applicability study, which resulted in the version of the Reading Scale used in the present study to assess the remaining 80 children (52 girls). The responses obtained were analyzed and scored by item, which allowed the calculation of a score for each assessment skill and the raw score. Data were statistically analyzed to obtain the Cronbach's alpha coefficient, used to calculate the instrument's reliability. Additionally, a study of correlations between items (Pearson's correlation coefficient) was carried out. A 0.05 level of significance was adopted. RESULTS: The internal consistency analysis obtained α=0.866 for the Reading Scale. Correlations between the items were observed in some scales, ranging from weak to strong, and corroborated the alpha coefficient values. CONCLUSION: The Reading Scale was a reliable instrument to measure the reading performance of the subjects.