Navegando por Palavras-chave "Estudo do meio"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemRestritoRolê na Brasilândia: história local e estudo do meio na periferia de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo, 2024-02-08) Mayer, Indara Reinthaler; Lourenço, Elaine; http://lattes.cnpq.br/2146990309385425; http://lattes.cnpq.br/0475871695031569O presente trabalho é resultado de um processo de pesquisa sobre o território da Brasilândia, bairro periférico da zona norte da capital paulista. Com enfoque nas estratégias pedagógicas direcionadas ao desenvolvimento de um projeto de História Local e Estudo do Meio, o estudo explora conceitos e abordagens com a intenção de aplicação prática no ensino, especialmente com alunos nos anos finais do Ensino Fundamental. Para a análise de questões relevantes para a história do bairro, como sua formação, segurança pública, direito à cidade e equipamentos urbanos, empregamos metodologias diversificadas de análise de fontes e elaboramos uma saída pedagógica com os estudantes, explorando pontos estratégicos para a história da urbanização do bairro, num contexto de profundas modificações da paisagem em razão da construção de estações de metrô. Estas experiências, aqui relatadas, foram sistematizadas no caderno de estudo do meio Rolê na Brasilândia, apresentado como produto dessa dissertação.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O uso de tecnologias de informação e comunicação em atividades de estudos do meio(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-27) Dias, Rodrigo Fernandes [UNIFESP]; Meister, Izabel Patrícia [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5340922290331025; http://lattes.cnpq.br/4127243697981113O Estudo do Meio é uma metodologia pedagógica que coloca os alunos em contato direto com a realidade estudada, possibilitando a imersão no meio assim como a colaboração com os seus agentes sociais. Este trabalho pretende investigar e propor tecnologias digitais de informação e comunicação, ou TDICs, que favoreçam e auxiliem o desenvolvimento de atividades de estudo do meio em nos diversos níveis de ensino. Ao final apresentamos um protótipo de aplicação para a utilização de tecnologias de mapeamento colaborativo para mapeamento e compartilhamento local de atividades de estudo do meio.