Navegando por Palavras-chave "Estudantes do Ensino Médio"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)O aluno do ensino médio na produção acadêmica brasileira (1984-2023)(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-15) Ferreira, Murilo Henrique; Novaes, Luiz Carlos; http://lattes.cnpq.br/9928675880574257Este trabalho tem como objetivo geral investigar a participação do estudante do ensino médio, como sujeitos no processo de investigação, nas produções de dissertações e teses dos programas de pós-graduação em Educação no Brasil, sob a hipótese de que esses estudantes são invisibilizados pelos pesquisadores ao tratarem do ensino médio e/ou da escola do ensino médio. Ademais, também nos propomos a identificar e debater as temáticas mais discutidas pelas teses e dissertações, como, também, observar como a categoria “juventude” é mobilizada dentro pós-graduação em Educação. Nesse sentido, sendo orientados pelas contribuições de Cellard (2008) e Franco (2005), nossa investigação se pautou na análise documental, com uma coleta minuciosa dos dados a partir das teses e dissertações cadastradas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações no período de 1984 a 2023. Para a composição do corpus documental utilizamos três critérios de delimitação de pesquisa, tendo como finalidade encontrar os documentos que tivessem a participação do estudante do ensino médio presente na elaboração do trabalho. Como fundamentação teórica, a pesquisa adotou como referencial a teoria do sociólogo francês Pierre Bourdieu (1989), com destaque para os conceitos de “hierarquia de posições” e “linguagem autorizada”. A análise dos documentos recolhidos demonstrou que o estudante do ensino médio pouco tem participado da produção de dissertações e teses em programas de pós-graduação em Educação, bem como foi possível observar o comportamento da categoria “juventude” e a identificação das temáticas discutidas, contemplando assim os objetivos propostos pela pesquisa.