Navegando por Palavras-chave "Estruturas moleculares"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)O ensino de estruturas moleculares a partir da Alfabetização Midiática e Informacional.(Universidade Federal de São Paulo, 2023-11-23) Nogueira, Maria Thereza de Miranda Vianna Nogueira [UNIFESP]; Martorano, Simone Alves de Assis [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3872820602594598; http://lattes.cnpq.br/0015851529478427Atualmente, os estudantes da escola básica convivem com vários tipos de mídias, o que pode influenciar o aprendizado deles. De acordo com os documentos desenvolvidos pela UNESCO, a Alfabetização Midiática e Informacional (AMI) é necessária, para que o cidadão seja alfabetizado midiaticamente, com o objetivo de, por exemplo, escolher ou julgar as informações que chegam até ele por meio da mídia. Desta forma, é também importante no ambiente escolar. Assim, o objetivo principal desta pesquisa em Ensino de Ciências, que apresenta caráter qualitativo, é o de elaborar e aplicar uma Sequência Didática (SD) para estudantes do ensino médio, com o foco na Alfabetização Midiática Informacional (AMI) a partir das Diretrizes do currículo da UNESCO. O tema central, na qual foi desenvolvida a SD, foi as estruturas moleculares, tendo como base o Currículo de Ciências da Natureza do Estado de São Paulo, para que haja alinhamento com as habilidades e competências presentes neste documento. Este material foi desenvolvido e planejado dentro de 10 aulas de 45 minutos, apresentando atividades diversificadas que fazem uso de recursos midiáticos, além do simulador phet.colorado, que foi denominado de Sequência de Aprendizagem Temática (SAT), tendo como referência os trabalhos desenvolvidos pelo subprojeto PIBID Química entre os anos de 2014-2018 na UNIFESP DIADEMA. Espera-se que esse material possa contribuir para o processo de ensino e aprendizagem além da formação de um cidadão mais crítico em relação ao uso das mídias.