Navegando por Palavras-chave "Estivadores"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Biomonitoramento citogenético em células de mucosa oral de estivadores portuários(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-20) Campos, Katyane Negreiros [UNIFESP]; Ribeiro, Daniel Araki [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9969803499258672; http://lattes.cnpq.br/7991738144134795; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O ambiente de trabalho portuário apresenta uma série de riscos aos trabalhadores, sejam de natureza física, química e/ou biológica. Em âmbito mundial, tem se encontrado forte relação entre a exposição a agentes mutagênicos e o desenvolvimento de diversas doenças crônico-degenerativas, tais como câncer. O objetivo deste estudo foi avaliar possíveis efeitos mutagênicos e citotóxicos em células esfoliadas da mucosa bucal de estivadores do Porto de Santos. Para isso, foram coletadas amostras de 26 estivadores portuários e 25 indivíduos para o grupo controle, sendo todos os voluntários não fumantes. A análise das células, foi realizada com auxílio da microscopia de luz, e coloração de Feulgen/Fast-Green. No total, foram observadas 2000 mil células por voluntário. Diferenças estatisticamente significativas (p<0,05) na frequência de micronúcleos foram detectadas nos estivadores portuários, quando comparados ao grupo controle. Entretanto, não foram encontradas alterações significativas (p>0,05) de parâmetros relacionados à citotoxicidade, tais como picnose, cariólise e carriorrexe, entre os grupos estudados. Em suma, nossos resultados indicam que os estivadores constituem um grupo de risco devido ao aumento da mutagênicidade encontrado nas células da mucosa bucal.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A luta dos moradores para a construção da Vila São Jorge(Universidade Federal de São Paulo, 2023) Oliveira, Thayná Cavalcante de [UNIFESP]; Peres, Verônica Frazão Oliveira [UNIFESP]; Melo, Camila Gibin [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5522103534116970; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente trabalho pretende elucidar os acontecimentos acerca da construção da Vila São Jorge, o menor bairro da Zona Noroeste de Santos. Descrevemos as dificuldades que os primeiros moradores enfrentaram, e como ocorreu a chegada dos trabalhadores do porto nesta região. Entrelaçamos esses acontecimentos com a urbanização da cidade, sua edificação e ocupação na orla. A elite tem o poder de moldar as relações sociais e onde elas ocorrem, nesta pesquisa vemos como traços da escravidão continuam enraizados em nossa sociedade. A expulsão dos mais pobres para as margens da cidade nos mostra o despreparo do Estado para/com a população pobre. Para além de tudo isso, pretende firmar a importância dos movimentos sociais, para a profissão e a população.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Relações de trabalho dos estivadores do porto de Santos(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-12-07) Lino, Francine de Souza [UNIFESP]; Nogueira, Claudia Mazzei [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8369552901224819; http://lattes.cnpq.br/0241342903703417; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente trabalho se propõe a analisar através de um resgate histórico, as modificações ocorridas na organização do trabalho da estiva no porto de Santos, tomando como marco a Lei de Modernização dos Portos (Lei 8.630/93 - 12.815/2013) e compreendendo que houve, principalmente nos anos 90, uma reestruturação produtiva no Brasil em consequência globalização dos ideais neoliberais pautados na ideologia capitalista de acumulação.