Navegando por Palavras-chave "Estágio supervisionado"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Ações educativas na atenção básica(CEDESS, 2020-09) Marcondes, Marilucia Moreira Silva; Pinto, Alline Laplaca; Oliveira, Daiana Cristina Andrade de; Santos, Denise de Oliveira; Domingues, Evelin Regina; Santos, Evelyn Rodrigues dos; Silva, Gleison Mariano da; Nascimento, Michele Torres; Lima, Natalia Tavares; Santos, Natasha Marques dos; Mendonça, Taylan Regina da Silva; Abensur, Patricia Lima Dubeux [UNIFESP]; Ruiz-Moreno, Lidia [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9956782921722263; http://lattes.cnpq.br/6389806604582937; http://lattes.cnpq.br/6389806604582937; http://lattes.cnpq.br/2181201765445046; http://lattes.cnpq.br/7694702626811986; Marcondes, Marilucia Moreira Silva; Abensur, Patricia Lima Dubeux [UNIFESP]; Ruiz-Moreno, Lidia [UNIFESP]Esta publicação é dirigida a docentes, alunos de pósgraduação, profissionais da saúde e pessoas interessadas na formação docente, e tem como propósito contribuir com processos de formação de educação em saúde, centrados nas ações de fortalecimento da atenção básica e no desenvolvimento de competências técnicas, sociais e políticas de futuros profissionais de saúde, com uso de estratégias de ensino-aprendizagem inovadoras.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estágio na formação de professores: um estudo de caso sobre o estágio em gestão do curso de Ciências(Universidade Federal de São Paulo, 2019) Silva, Daniel de Carvalho [UNIFESP]; Rangel, Flaminio de Oliveira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8458202307511602; http://lattes.cnpq.br/4690138988202811O Estágio Supervisionado é um tema relevante nos debates em torno da formação de professores. A possibilidade de ingresso na pós-graduação e a inserção em um grupo de pesquisa que objetiva a melhoria do ensino, nos permitiu entrar em contato com um grupo de alunos que realizaram o Estágio Supervisionado I do curso de Ciências – Licenciatura da Universidade Federal de São Paulo do Campus de Diadema. O objetivo central desse estágio é de propor ao aluno o primeiro contato com a escola por meio da gestão escolar num enfoque metodológico baseado na pesquisa. Os estagiários entrevistados foram inseridos em uma escola que possui uma parceria com a universidade em um contexto de pesquisa-ação, o que proporcionou experiências relevantes durante a realização do estágio, a contar com a presença da professora orientadora do estágio da universidade juntamente com os alunos na escola. Os alunos, ao entrarem em contato com a escola na perspectiva da gestão, desenvolvem o protagonismo por meio da pesquisa. Entendendo a importância de um estágio inicial cuja proposta seja inserir o aluno na instituição escolar sob o olhar da gestão, este trabalho teve como objetivo verificar quais foram os benefícios do Estágio I realizado pelo grupo para a formação inicial desses futuros professores. A pesquisa, baseada na abordagem qualitativa, constituiu-se num estudo de caso sobre o estágio, com uso do grupo focal enquanto estratégia de coleta de dados, além da análise documental do Projeto Pedagógico do Curso. Os resultados indicaram que o formato de estágio realizado pelo grupo entrevistado beneficiou a formação inicial no que diz respeito ao contato com o aluno em uma nova perspectiva sobre a escola, proporcionando ao futuro professor uma visão de escola enquanto organismo dinâmico e em constante mudança. A presença da professora orientadora da universidade no estágio reforçou os benefícios deste momento de formação, pois permitiu discussões e orientações na própria escola. Nosso objetivo é de que as discussões e resultados apresentados neste trabalho forneçam subsídios para melhorias do estágio supervisionado na formação de professores.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estágio supervisionado do técnico em nutrição e dietética em instituições hospitalares: a ótica dos estagiários(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2007) Fino, Helena Fatima Pimentel [UNIFESP]; Ruiz-Moreno, Lidia [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este trabalho tem como objetivo analisar a contribuicao do estagio supervisionado, em Instituicoes Hospitalares, na formacao profissional do tecnico em Nutricao e Dietetica, na otica dos estagiarios. Como objetivos especificos se propoem a identificar expectativas, facilidades e dificuldades do estagiario em relacao ao estagio supervisionado, discutir as experiencias significativas para a sua formacao profissional e apontar sugestoes para otimizar seu processo de formacao profissional. Participaram da pesquisa 18 alunos do ultimo modulo do curso Tecnico em Nutricao e Dietetica de duas escolas da cidade de São Paulo (uma publica e outra privada). Entre os participantes foram selecionados dez alunos que nao haviam realizado o estagio supervisionado, mas tinham interesse em estagiar em Instituicoes Hospitalares, e oito alunos apos o termino do estagio na area hospitalar. Para a coleta de dados utilizou-se a entrevista semi-estruturada, sendo que os dados obtidos sofreram analise tematica. Os resultados evidenciaram que, embora as motivacoes para realizar o estagio na area hospitalar situem o interesse dos alunos na area clinica, a principal area de insercao de estagio ainda e a area de producao e em menor medida a de administracao. Os alunos referiram que o estagio contribui com conhecimentos e desenvolve habilidades para atuar na area de producao, envolvendo questoes tecnicas especificas e restritas, como controle de qualidade dos alimentos. As relacoes interpessoais e trabalho em equipe, tambem foram abordadas durante o estagio, ficando restritas a area de producao Na opiniao dos alunos, o estagio deveria ser direcionado tambem para as areas de clinica e administracao, o que poderia facilitar a atuacao profissional do tecnico nessas areas, segundo contempla a atual legislacao. Satisfeitos com o processo de formacao escolar, os alunos enfatizaram que a escola oferece uma boa preparacao durante o curso tecnico em Nutricao e Dietetica. Alem disso, a instituicao educativa encaminha, orienta e prepara para o estagio supervisionado. A necessidade de supervisao tanto da Instituicao Educativa como da Instituicao concedente durante o periodo de estagio e a maior articulacao entre ambas as instituicoes foi sugerido pelos participantes. Diante de situacoes desafiadoras, os alunos apresentam propostas de mudancas e sugestoes para melhoria do servico. A pesquisa evidenciou que a definicao do papel e atribuicoes e a formacao abrangente que prepara os tecnicos de forma critica e criativa nas diferentes areas sao questoes que precisam ser aprofundadas
- ItemAcesso aberto (Open Access)Formação inicial e estágio supervisionado: vivências compartilhadas entre professoras supervisoras e futuros professores de ciências(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-11) Santos, Renan Neres Caldas dos [UNIFESP]; Azevedo, Maria Nizete de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7363876198229203; http://lattes.cnpq.br/0775507155398893Este trabalho abrange a formação inicial de professores de Ciências e investiga potenciais formativos da docência compartilhada, compreendida como vivência, de futuros professores de ciências em atividade de estágio. Apoia-se na perspectiva histórico-cultural, levando em consideração principalmente o conceito de vivência em Vigotski (2018), considerada uma unidade indivisível que integra as características do meio e a maneira com que um indivíduo se relaciona e é afetado por essas características. Está vinculado a um projeto mais amplo de parceria colaborativa Universidade e escola pública dos anos iniciais (FAPESP 2018/16585-1). A pesquisa, de caráter qualitativo e interpretativo, foi baseada na análise de: relatórios de estágio de alguns estagiários, cujas atividades foram realizadas na escola parceira; relatos de reuniões entre professoras da escola parceira e professores da universidade; relatórios de estagiários; relatórios de pesquisa do projeto de parceria enviados à FAPESP. A análise foi feita a partir de indicadores como: gestão física e metodológica em aulas de ciências; gestão de comunicação em aulas de ciências e reflexões sobre a aprendizagem para a futura docência. Os resultados mostraram potenciais formativos da docência compartilhada relacionados à interação dos estagiários com características específicas da gestão do ensino e da aprendizagem em aulas de ciências, tais como: organização espacial da sala de aula; relações de acolhimento e escuta entre professoras e estudantes; o afeto como opção metodológica; valorização da interação e comunicação entre docentes e estudantes; lugar para a autoria dos estagiários, entre outros. Como esperado, mesmo que as situações vivenciadas tenham sido semelhantes, os estagiários foram afetados por elas de maneira diferente, em conformidade com a teoria de base. Além do potencial formativo para os futuros professores de ciências, também foi possível observar que os professores supervisores da escola parceira também se beneficiaram com a atividade compartilhada, uma vez que não eram formados para ensinar ciências, e a presença de um licenciando de ciências foi relatada por esses profissionais como favorável. Sendo assim, a docência compartilhada em atividade de estágio, no contexto da parceria colaborativa, apresentou potenciais formativos não apenas para os estudantes em formação inicial como também para os professores da escola e da universidade envolvidos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O impacto dos cursinhos populares na formação dos futuros-professores da educação básica - O cursinho Articula Vestibular de Diadema(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-19) Lima, Ariane Cristina de Oliveira [UNIFESP]; Cruz, Eliane de Souza [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5928916500490499; http://lattes.cnpq.br/0966188734446428O presente trabalho visa analisar o papel dos cursinhos populares na formação docente. É um estudo integrado ao Programa de extensão Articul@ções - Pesquisa e Práticas na Educação Básica e Ensino Superior e que utilizou o cursinho Articula Vestibular como objeto de estudo. Partimos do pressuposto de que os cursinhos populares são pensados como ambientes complementares à formação pelo fato dos estágios curriculares serem insuficientes e o PIBID e o RP oferecerem poucas vagas. Os objetivos foram: (i) descrever as contribuições para os futuros-professores nesta primeira regência e/ou prática de ensino em contexto real de sala de aula após a experiência no cursinho; (ii) identificar as dificuldades enfrentadas pelos futuros-professores nesta primeira regência ou prática de ensino em contexto real e (iii) analisar o contributo do cursinho para a formação profissional dos futuros-professores. Foi realizado um estudo documental das respostas dadas a um formulário de avaliação do cursinho e foram realizadas três entrevistas junto aos professores em formação e/ou já formados que ministram aulas no cursinho. Os resultados revelaram que a vivência no cursinho impacta positivamente os futuros docentes pois os aproximam da futura profissão, propiciando desenvolvimento pessoal e profissional, colaborando para a formação de um professor com prática socialmente transformadora. Vale também a reflexão de que não é, ou não deveria ser de responsabilidade dos cursinhos, contribuir para a formação docente dos licenciandos, cabem as instituições pensar sobre as lacunas deixadas nos cursos de licenciatura.