Navegando por Palavras-chave "Estágio em ciências"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)A formação inicial de professores em ciências: ações mobilizadoras de sentidos no estágio supervisionado(Universidade Federal de São Paulo, 2020-08-07) Silveira, Renata Vasconcelos Alves [UNIFESP]; Maria, Nizete de Azevedo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7363876198229203; https://lattes.cnpq.br/0512661329636884A presente pesquisa situa-se no campo da formação inicial dos futuros professores de Ciências e visa discutir as ações da atividade de estágio que podem mobilizar sentidos para futuros docentes de Ciências. Com base em referenciais da perspectiva histórico-cultural, o sentido é definido como individual e próprio, inerente e único ao sujeito, e reflete o modo como o sujeito se apropria de determinada significação. Significação, por sua vez, é entendida como a generalização do conceito e compreende os conceitos e valores que são estabelecidos cientificamente e socialmente. Esta é uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, cujos dados foram produzidos pelo acompanhamento de quatro licenciandos, em atividade de estágio, durante a disciplina Estágio Supervisionado II em Ensino de Ciências e Matemática, do curso de Licenciatura em Ciências da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) no segundo semestre de 2018. Também selecionamos uma licencianda para aprofundamento dos dados, por meio da aplicação de entrevistas semiestruturadas. O acompanhamento ocorreu durante a realização das atividades de estágio, tanto na escola campo, como nos encontros que ocorrem na universidade, especialmente nas reuniões de orientação. As ações do estágio com potencial para mobilizar sentidos dos estagiários foram analisadas, orientada pelos seguintes indicadores: ações na universidade, ações de pesquisa no estágio, ações comunicativas e ações colaborativas com o professor supervisor. As discussões foram desenvolvidas a partir dos estudos teóricos e imersão nos dados empíricos. Nossos resultados mostraram que, entre as ações que estruturam a atividade de estágio, a docência compartilhada – mais do que reger uma aula, consiste em todo o processo que envolve o estagiário conjuntamente com o professor supervisor nas diferentes ações que formam a atividade docente, como planejar e desenvolver a aula a ser aplicada e o momento em que o estagiário a assume, guiado pelo professor supervisor, com potencial análise crítica sobre a prática de ensino elaborada e sobre os resultados observados no ato do desenvolvimento -, apresentou maior potencial para mobilizar os sentidos da estagiária analisada em maior profundidade. O estudo de caso analisado permitiu observar as seguintes vivências da estagiária: colaboração, construção em conjunto com os demais sujeitos, troca de conhecimentos e de experiências com a professora supervisora, mediação junto aos estudantes, entre outros. Os resultados desta pesquisa reiteram o estágio como um componente curricular para a formação inicial de professores. Entendemos que, para favorecer a construção de sentidos com conteúdos favoráveis, o estágio deve contemplar variadas ações, principalmente as que permitam a colaboração entre os estagiários e os diferentes atores do estágio, como professor supervisor, professor orientador e outros colegas de estágio. Por fim, concluímos que o estágio deve permitir a vivência ativa do estagiário, oportunizando momentos em que o licenciando exerça o “ser professor” e a docência compartilhada.