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- ItemAcesso aberto (Open Access)Estimulação da liguagem oral e escrita para crianças com deficiência: programa para pais(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-09) Stivanin, Gabrielle [UNIFESP]; Sacaloski, Marisa [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3501056496991426; http://lattes.cnpq.br/4722144501373577Introdução: Crianças com deficiência enfrentam desafios significativos no processo de aquisição e desenvolvimento de linguagem oral, leitura e escrita, essas dificuldades requerem intervenções terapêuticas e educacionais específicas (Werfel, Fitton, 2023; Di Biasi et al., 2023; Sakkalou et al., 2021). Considerando o desenvolvimento de habilidades, a família e a escola desempenham um papel fundamental ao incentivar a linguagem oral e escrita de pessoas com deficiência, bem como em facilitar as relações interpessoais e fornecer à criança oportunidades de interação, é por meio dessas relações que a criança se integra na comunicação, aprimorando suas habilidades de forma contínua e adquirindo novos conhecimentos (Thomaz et al., 2021). Sendo assim, é essencial que essas famílias sejam integradas em programas de apoio familiar, que ofereçam suporte e orientação, bem como estratégias para incluir todos os membros da família no planejamento do terapêutico e encorajá-los a participarem do processo de intervenção, permitindo uma interação ativa entre terapeuta e família (Cerqueira-Silva; Dessen, 2018). Objetivo: O presente estudo tem por objetivo elaborar um programa de orientação para pais com enfoque na estimulação da linguagem oral e escrita em crianças com deficiência. Métodos: Na primeira etapa deste estudo foi realizada uma pesquisa bibliográfica para elaboração do material informativo. Foram consultadas as seguintes bases de dados eletrônicas: Scielo, LILACS, MEDLINE. As pesquisas foram concentradas principalmente nos portais BVS e PubMed. A segunda etapa foi destinada à produção do programa de orientação para pais sobre como estimular a linguagem oral e escrita de crianças com deficiência. Materiais informativos foram desenvolvidos com ênfase em acessibilidade, visando não apenas as crianças com deficiência, mas também os pais que enfrentam desafios relacionados à deficiência, com o intuito de tornar o material acessível ao maior número possível de pessoas. Dessa forma, foi desenvolvido o material em forma de e-book e em vídeo. Resultados: Com base na literatura revisada, foi elaborado um e-book e um vídeo para pais com diretrizes fonoaudiológicas sobre o progresso de estimulação da linguagem oral e escrita para crianças com deficiência. A linguagem utilizada foi acessível e o programa contém diversas estratégias simples, práticas e funcionais, que auxiliam no desenvolvimento e aperfeiçoamento das habilidades de estimulação da linguagem oral e escrita. Conclusão: O programa de orientação foi desenvolvido de modo a possibilitar o acesso à informação sobre como estimular as habilidades de linguagem oral e escrita em crianças com deficiência e poderá obter sua aplicabilidade comprovada em um próximo estudo.