Navegando por Palavras-chave "Ensino particular"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Alfabetização em turmas de 1º ano: levantamento de atividades a partir de cadernos escolares(Universidade Federal de São Paulo, 2019-12-04) Santos, Alícia Costa [UNIFESP]; Oliveira, Fernando Rodrigues de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7112621592674917Neste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentam-se resultados de pesquisa junto à Universidade Federal de São Paulo, vinculadamente ao NIPELL – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Ensino de Língua e Literatura. Com o objetivo de contribuir para a compreensão dos modos como se dão os processos de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita em turmas de 1º ano do Ensino Fundamental, realizou-se a análise de cadernos escolares de estudantes de uma escola pública e uma escola particular, ambas localizadas na Zona Leste de São Paulo. Trata-se de pesquisa qualitativa desenvolvida por meio de estudo de caso, tendo como procedimentos: leitura de bibliografia especializada sobre o tema; coleta dos cadernos escolares nas escolas selecionadas; levantamento e categorização dos tipos de atividades voltadas à aprendizagem da leitura e da escrita; análise do levantamento feito; e problematização dos resultados obtidos, com enfoque nas diferenças e semelhanças entre as práticas de ensino da leitura e da escrita utilizadas em ambas as escolas e materializadas em atividades registradas nos cadernos escolares.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Práticas de ensino da literatura no 1° ano do ensino fundamental: um estudo do material didático do Sistema Etapa.(Universidade Federal de São Paulo, 2021-03-10) Silva, Debora [UNIFESP]; Oliveira, Fernando [UNIFESP]; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4261202J5Neste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentam-se resultados de pesquisa que teve como objetivo contribuir para a compreensão dos modos como se dão os processos de ensino e aprendizagem da literatura em turmas de 1o ano do Ensino Fundamental. Para isso, realizou-se a análise do material didático do sistema ETAPA, utilizado em escola da rede privada localizada na região central de Guarulhos, São Paulo. Tratou-se de pesquisa documental e bibliográfica, tendo como procedimentos: leitura de bibliografia especializada sobre o tema; coleta dos materiais didáticos (apostilas); levantamento dos tipos de atividades voltadas à aprendizagem da leitura literária; análise e problematização dos resultados dos modos como o ensino da literatura figura nesse material. Mediante o desenvolvimento da pesquisa, constatou-se que o material, em muitas atividades assemelha-se bastante às cartilhas de alfabetização comumente usadas no Brasil no final século XX, entendendo-se por leitura apenas a oralização. Porém, ao mesmo tempo ele trás atividades que utilizam da literatura sem esvaziar as práticas de sentido e transformá-las em mais uma atividade mecânica e escolarizada.