Navegando por Palavras-chave "Ensino de micologia"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)A visão dos alunos sobre fungos: estudo das percepções e conhecimentos de fungos por estudantes concluintes do ensino médio(Universidade Federal de São Paulo, 2019-08-05) Silva, Aline da Costa [UNIFESP]; Gouw, Ana Maria Santos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3359786303402164; http://lattes.cnpq.br/8602545944229776Estudos atrelados ao Ensino de Micologia indicam que os estudantes da Educação Básica pouco percebem ou conhecem sobre os fungos, inclusive, parte desses estudantes apresenta uma visão distorcida a respeito desses seres vivos, associando-os, predominantemente, a organismos maléficos e causadores de doenças, exibindo pouco conhecimento da importância ecológica e econômica desses seres. No entanto, estudos que explorem esta questão são limitados na literatura científica educacional. Nesse sentido, o presente estudo trata-se de uma investigação das percepções e conhecimentos que os estudantes concluintes do ensino médio apresentam sobre fungos. Acredita-se que a escolha pelo público-alvo em questão possa oferecer indícios das possíveis contribuições da escola no que se refere ao ensino de micologia, já que o estudante está prestes a finalizar a educação básica. Os professores desses estudantes também foram investigados nesta pesquisa, porém, como o intuito de compreender os reflexos de sua formação e prática no ensino de fungos nas escolas. Em relação a metodologia, a pesquisa foi realizada em seis escolas do município de Diadema/SP e contou com a participação de 305 estudantes e seis professores. Os estudantes responderam a um questionário de pesquisa elaborado especialmente para investigar suas percepções e conhecimentos acerca dos fungos e, os professores responderam a um questionário elaborado para explorar aspectos que levam em conta sua prática e formação. Os resultados, analisados por uma combinação de métodos de natureza qualitativa e quantitativa, evidenciaram que os estudantes associam fortemente os fungos as doenças por eles causadas e as atividades desses seres que entram em conflito com os interesses humanos, como o estrago de alimentos e objetos em decorrência do desenvolvimento de mofos e bolores. Outra clara associação que compõe a percepção e o conhecimento dos estudantes é a ideia de que fungos são bactérias, não havendo diferenças entre esses seres vivos. Sobre o papel decompositor dos fungos, a maioria dos estudantes apresenta conhecimentos sobre esta importante atividade ecológica, no entanto, a maioria deles também não exibe noção da necessidade de proteção desses organismos no meio ambiente. Além disso, a percepção dos estudantes sobre o uso dos fungos em aplicações biotecnológicas de valor alto econômico é baixa, pouco parecem saber da utilização dos fungos na produção de pães, medicamentos, combustíveis e bebidas. De modo similar, os conteúdos científicos relacionados à biologia dos fungos se mostraram deficientes em boa parte dos estudantes. Ao observar a pesquisa como um todo, não se notaram diferenças significativas na percepção e no conhecimento dos estudantes quanto aos seus gêneros (feminino e masculino). Todavia, os estudantes do ensino privado se destacaram em relação aos estudantes do ensino público, demonstrando terem uma visão sobre os fungos conceitualmente mais correta. No que concerne à pesquisa realizada com os professores, este estudo evidenciou que a precária formação docente, em relação a biologia dos fungos e ao ensino de micologia, exibe fortemente seus reflexos nas escolas, pois os conteúdos de fungos são trabalhados de maneira superficial e pouco significativa. Diante dos resultados apresentados, espera-se que essa pesquisa fomente e contribua com discussões que visem melhorar a qualidade do ensino de biologia nas escolas, especialmente quando o assunto em questão for os fungos.