Navegando por Palavras-chave "Ensino de biodiversidade"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Educação ctsa e o ensino de ciências: uma proposta didática sobre ambientes marinhos e costeiros(Universidade Federal de São Paulo, 2023-05-30) Alves, Grace Victory Bueno da Costa Lima [UNIFESP]; Martorano, Simone Alves de Assis [UNIFESP]; Alitto, Renata Aparecida dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5032799058159962; http://lattes.cnpq.br/3872820602594598; http://lattes.cnpq.br/5172427931277904O meio ambiente é uma pauta política e social urgente, além de ser preocupante a situação em que nos encontramos é parte inseparável da vida. Deve-se aprender não só a reparar os danos, mas, principalmente, entender os mecanismos e relações que podem auxiliar a preservá-lo. Considerando como alternativa educativa a promoção de estratégias de ensino que valorizem a biodiversidade dos ambientes marinhos, o objetivo deste trabalho é analisar as concepções iniciais dos estudantes do Ensino Fundamental de duas escolas do estado de São Paulo sobre ambiente marinho e sua relação com o cotidiano desses alunos. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário com três questões abertas (na plataforma google forms). Esse foi aplicado para 299 estudantes do ensino fundamental II de duas escolas públicas brasileiras. As respostas foram agrupadas por semelhança, para que pudéssemos agrupá-las em categorias. Além disso, a construção de uma sequência didática cujo enfoque foi a integração entre os projetos temáticos Biota/FAPESP – Araçá e Biota/FAPESP – Educação (Proc. 2011/50317-5), visando ser uma proposta para contribuir com o ensino de ciências na perspectiva Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). O público alvo foram alunos do 9° ano do Ensino Fundamental II, já que os conteúdos desta área costumam ser aprofundados neste momento na educação básica. Com o intuito de aprimorar a sequência didática, as aulas foram enviadas para avaliação por professores de ciências. Esta foi realizada segundo os critérios de validação desenvolvidos por Guimarães e Giordan (2012). As avaliações foram então agrupadas e analisadas de acordo com cada critério. Como resultado da análise das respostas dos estudantes em relação ao questionário foi possível perceber a necessidade de incluir maiores discussões sobre esse tema nas aulas de ciências com o propósito de oportunizar a ampliação do conhecimento dos estudantes sobre os ambientes marinhos. A sequência foi apontada, de modo geral, como bem estruturada, dinâmica, instigadora e coerente. Porém, houve críticas em relação ao tempo, falta de clareza de alguns dos conceitos abordados, entre outras, essas avaliações foram essenciais para refletir em relação ao que foi proposto e futuramente adaptá-la a diferentes realidades educacionais.