Navegando por Palavras-chave "Ensino de Língua Portuguesa"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Infográfico e questões de leitura em material didático de língua portuguesa(Universidade Federal de São Paulo, 2023-08-25) Oliveira, Aline Machado Pellizzola de.[UNIFESP]; Elias, Vanda Maria da Silva; http://lattes.cnpq.br/5556032934598086; http://lattes.cnpq.br/7105970640706699Considerando orientações de documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular e o Currículo Paulista no tocante ao ensino de Língua Portuguesa, este trabalho elege como tema um estudo sobre a leitura de infográficos no contexto educacional. Com esta investigação, objetiva-se analisar como são propostas questões de leitura relacionadas a infográficos contidas em materiais didáticos produzidos pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, para a etapa do Ensino Médio. De modo geral, pretende-se cooperar para a ampliação de estudos sobre a multimodalidade aplicados ao ensino da leitura no contexto do Ensino Médio. O corpus da pesquisa é composto por infográficos selecionados do caderno Aprender Sempre (volume 1 – 2ª série do Ensino Médio) e Currículo em Ação (volume 2 – 2ª série do Ensino Médio). A análise, de natureza qualitativa, está fundamentada teoricamente em estudos do texto como realizados pela Linguística Textual contemporânea. Assume-se, como pressupostos teóricos, que o texto envolve, em seu processamento, aspectos linguísticos, cognitivos, sociais, culturais, interacionais e multimodais. Por conseguinte, a leitura é uma atividade complexa que demanda a atuação do leitor/da leitora no processo de construção da coerência e dos sentidos. Como um tipo de produção textual marcado fortemente pela imbricação verbo-visual, o infográfico exige, na leitura, que sejam estabelecidas as relações sugeridas entre os seus componentes multimodais para a sua compreensão. Os resultados obtidos indicam que questões de leitura relacionadas aos infográficos analisados requerem do leitor/da leitora: a) a conexão entre os elementos verbais e visuais; b) a definição de percursos próprios de leitura; c) o reconhecimento do tema e de como se dá a progressão temática nesse tipo de produção textual; d) a focalização de informações e a multifuncionalidade dos recursos multimodais.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Multimodalidade no Ensino de Língua Portuguesa: uma análise de atividades de leitura e compreensão textual em videoaulas para o 6º ano(Universidade Federal de São Paulo, 2023-02-27) Pereira, Cássia Mariane de Lima [UNIFESP]; Elias, Vanda Maria da Silva [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5556032934598086; http://lattes.cnpq.br/7935287663533533Esta dissertação tem como objeto de investigação a multimodalidade em questões de leitura propostas em videoaulas de Língua Portuguesa. Temos o objetivo de investigar como a multimodalidade é considerada no ensino, mais especificamente, como a multimodalidade é concebida em questões de leitura e compreensão de textos. Para a composição do corpus, selecionamos duas videoaulas do Centro de Mídias da Educação de São Paulo (CMSP) que foram disponibilizadas para os estudantes da rede pública do Estado de São Paulo durante o fechamento das escolas na pandemia da covid 19. A questão que orienta o estudo é a seguinte: Como a multimodalidade é tratada em questões de leitura em videoaulas do CMSP voltadas para o ensino de Língua Portuguesa no 6º ano? Teoricamente, para tratar de questões de texto e leitura, fundamentamos a pesquisa na Linguística Textual (LT), em sua abordagem sociocognitiva e interacional. Entendemos, assim, que o texto é um evento para o qual concorrem vários tipos de conhecimentos e estratégias, visando a propósito comunicativo e interacional e, em decorrência disso, a leitura é uma atividade de produção de sentidos que pressupõe conhecimentos compartilhados (BEAUGRANDE, 1997; KOCH, 2002; KOCH; ELIAS, 2006, 2016; MARCUSCHI, 2008). Para tratar da multimodalidade como um componente do processo de construção de sentidos, dialogamos com a Semiótica Social, que compreende a multimodalidade como a coexistência de múltiplas e diferentes semioses (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006; KRESS, 2010; ROJO, 2012; SANTOS; TIBURTINO, 2018; GUALBERTO; SANTOS, 2021). As videoaulas analisadas têm como objeto de estudo os gêneros textuais caricatura e meme em conformidade com a Base Comum Curricular (2018), que prevê a leitura de textos multissemióticos e a inferência de efeitos de sentidos, considerando os elementos multimodais envolvidos na produção textual. Quanto à análise de questões de leitura propostas sobre os gêneros estudados nas videoaulas, resultados indicam a exploração de recursos multimodais que solicitam suposições sobre o contexto e as referências em jogo na atividade de leitura e produção de sentidos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM E MULTIMODALIDADE: um estudo sobre a linguagem dos ambientes digitais de ensino(Universidade Federal de São Paulo, 2019-12-16) Silva, Karina Huf dos Reis Zachias Soares da; Silva, Sandro Luis da; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769037P0&tokenCaptchar=03AGdBq24W8R9dH1UJLr47Rd9DfTroby0ndPt5Jb_-DCrvwG96tLIgJ5FOGE06Ru7g6ufEUQdEqrDqxW1yN5s_JEVlg-QdgKwFCU-1_KoKRAWnqkImfCRbU7Yn7tjA10tgL-OFkB5cEe8K_oGUCESOihfsMRG4zPUuvUS_CTNW5hxqU5mk-xNMot-Wd3h99bPmSQdReI_cUNetppdIAdUHG1HizI8KO-ipS8Mp4VwjokdlEYfzGCCcrnf0rdyl062EM3DIl0vnHJxmXs-cSswpeuQzDVcowOdZ7keLZruD8F-UbPCQOOoMH6bwWU4NwU-cdEY_FifmXQmm93Ycey2Ivr1wz1p8jMKlABZWcAZhKGPF2fc3-ALBG1G2kEDNxfoUYG0KSODFtee7sFKwGP8PTRnYm3d2h2ySWYsOpnALnq3HXIrQsPKP4ci0ZI46rBNVkjsoC7exHRXWe6mGrVEcFwTJnWUlJJBhUw; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8609713E6&tokenCaptchar=03AGdBq25aRItHStRXuwBCeouk4BohjCXrrZX9k-2TmADLOZ9EaxK1-otoLX0Ud9JEUYcVtwOccWo8Ig6jUZ34ux7vE9113HB0lYgP-iwlcZgd6z5yFbMwqDRcd9Da7R-nalEv1Dw_W2ePPNTCidJ3tRlaQ1PpzhZo0je0j-VPDchLxXO-vrrVLMgCHYg9tiVekItIh9oL5-Rl_aWUjeW-xYneG-T8d37NwOs1iPA4nF-x2QGKb8XVqlwlqLB3SvP1SeuSFcf06LYZvGtp4-DvHxRIueojLW2I5cNrLcP2wc7HNEPacV-N_1qX5M94VgUSoxMSdKva9YIWmNgsjXRyrVi1qokBpcXCi-attNoBd3ky8ZZq6SspcyR4mLhTK-qyJry4gljBXnkfYzrfsjWhSQf1p8ERA2bA1Dn8M7Y7feEyfM2t-ae37lCbWTpBdw-nBMZkcthY-K27Este estudo está inserido no campo da Linguística Aplicada em diálogo com a Análise do Discurso e tem como objetivo evidenciar como os recursos multimodais de materiais didáticos digitais de um repositório educacional desenvolvem a competência discursivas dos alunos para a produção de texto. Busca-se, ainda, averiguar se esses instrumentos de aprendizagem promovem a interatividade, a fim de auxiliarem na construção de saberes de forma autônoma. O corpus da pesquisa é constituído por cinco Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) de Língua Portuguesa, do eixo de Produção Textual, inseridos no portal Escola Digital, de acesso livre a docentes e gestores da educação. A ideia central que impulsionou este estudo foi a observação das potencialidades apresentadas pelas ferramentas digitais de ensino-aprendizagem, no que tange ao desenvolvimento da autonomia do aluno e do professor, representadas pela linguagem multimodal (MAINGUENEAU, 2015), hipertextualidade e interatividade (SILVA, 2010), os quais são proporcionados por esses ODA. Analisou-se se os ODAs, através de sua configuração multimodal, promovem a interatividade e, consequentemente, o desenvolvimento de competência discursiva (MAINGUENEAU, 2008) ao sujeito. A pesquisa foi iniciada com o levantamento de reflexões acerca dos novos ambientes de aprendizagem trazidos pelos avanços tecnológicos do século XXI, observando questões sobre a construção de saberes nesse novo contexto, a interação e a interatividade, a configuração da linguagem e o desenvolvimento de competência discursiva, bem como os conceitos de multiletramentos e letramentos digitais, entendidos, nos limites desta dissertação, como competência necessária ao sujeito neste cenário. A partir das discussões iniciais, foram selecionadas as categorias que serviram ao processo de análise do corpus. Analisou-se o portal Escola Digital, como sendo um repositório de recursos digitais, compreendendo sua finalidade, bem como os materiais didáticos nele disponíveis, os ODAs, averiguando sua configuração e suas potencialidades. A partir da análise realizada nesta pesquisa, concluiu-se que os repositórios educacionais podem contribuir grandemente para o desenvolvimento da autonomia de alunos e professores, além de ser possível observar a rica exploração dos recursos multimodais nos ODAs, que permite o desenvolvimento de competência discursiva para a produção de texto. Constatou-se, ainda, a escassez de ODAs atuais e variados, que possibilitem a interatividade no processo de ensino-aprendizagem, em especial quanto à produção textual. Trata-se, portanto, ser um repositório que pode se tornar um aliado na prática pedagógica, satisfazendo as exigências do século XXI, na medida em que mais ODAs forem melhor elaborados, promovendo uma aprendizagem mais significativa para os sujeitos.