Navegando por Palavras-chave "Ensino de Fisiologia Vegetal"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Elaboração de vídeos didáticos no ensino de fisiologia vegetal - uma estratégia pedagógica decorrente da pandemia do covid-19(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-10) Brunatti, Gabrielle [UNIFESP]; Corete, Aline Andreia Cavalari [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2777892616248032; http://lattes.cnpq.br/2419196743460602Como em muitas profissões, o ensino enfrentou uma ruptura em seu formato estruturante durante período pandêmico (2020/21) em decorrência dos impactos da COVID-19. Esse contexto abrupto levou os professores em todos os níveis da educação buscarem estratégias para solucionar o problema da comunicação e se adaptarem a um modelo totalmente novo de ensino, conhecido como ADE (Atividades Domiciliares Especiais). Isso não foi diferente para os professores universitários. As disciplinas tiveram que ser adaptadas ao modelo remoto com aulas síncronas e assíncronas, acrescido do desafio dos que atuam com disciplinas de natureza prática que necessitam de estruturas laboratoriais e de pesquisas de campo, como são as que envolvem o ensino das Ciências, sendo um exemplo a disciplina de fisiologia vegetal. Tendo em vista a realidade vivida durante este período, e a necessidade da realização de práticas que objetivem gerar um maior engajamento e aproveitamento por parte estudantes universitários, o presente trabalho apresenta uma proposta pedagógica centralizada na produção de vídeos didáticos que contemplem os conceitos populares sobre plantas, trazendo dúvidas variadas acerca de conceitos especificamente ligados à processos fisiológicos das mesmas, contemplando assim uma forma de divulgação científica e extensão universitária. A partir disso, estabelece parâmetros, a partir de um questionário, validado para o estudo em questão, para analisar qual a correlação entre a elaboração de vídeos didáticos e a aprendizagem na área de estudo, trazendo as análises para diferentes aspectos dentro da proposta, relacionados com a bibliografia correspondente. A partir disto, obtém-se resultados positivos e que vão de encontro aos objetivos iniciais, mostrando que a proposta de fato contribui de diferentes formas ao engajamento e aproveitamento dentro da disciplina em questão.