Navegando por Palavras-chave "Emotion regulation"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Efeitos moderadores das estratégias de supressão e reavaliação cognitiva na relação entre estresse e sono em docentes da educação básica.(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-24) Ory, Sandra Virgínia Ribeiro (UNIFESP); Cardoso, Thiago da Silva Gusmão (UNIFESP); http://lattes.cnpq.br/3278338196915403; http://lattes.cnpq.br/9271840541534911O adoecimento físico e mental dos professores tem aumentado nas últimas décadas. Fatores como altos níveis de sobrecarga, condições de trabalho inadequadas, violência no contexto escolar, além das realidades sociais desafiantes e das rápidas transformações tecnológicas, foram identificados como estressores e associados a um sono ruim em professores. Por sua vez, estratégias de regulação emocional vêm sendo relacionadas a melhores desfechos em saúde, maior redução de estresse e aumento de bem-estar no trabalho. Administrar o estresse diário pode ser a diferença entre dormir bem ou mal e é possível que a forma como os indivíduos regulam as suas emoções influencie essa relação. Com o objetivo de analisar as associações entre a qualidade do sono, o estresse percebido e o uso das estratégias de supressão expressiva e reavaliação cognitiva pelos professores, desenvolveu-se um estudo observacional analítico, com um recorte temporal transversal e uma abordagem quantitativa. A hipótese testada foi a de que a reavaliação cognitiva e a supressão expressiva moderam a relação entre o estresse e o sono. A população-alvo foi constituída por 350 professores do ensino básico, selecionados randomicamente, em São Luís do Maranhão, Brasil. Os instrumentos utilizados para medir as variáveis de interesse foram o Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh, a Escala de Estresse Percebido, o Questionário de Regulação Emocional e um questionário sociodemográfico, aplicados entre fevereiro e maio de 2024. Para a análise dos dados utilizou-se o teste de Equação Estimada Generalizada para testar a hipótese, bem como a análise inferencial da variância das medidas. Os dados foram processados utilizando o programa SPSS (versão 27). Os resultados mostraram uma relação positiva entre o estresse percebido e a má qualidade do sono, indicando que o estresse é um preditor de um sono de má qualidade. No entanto, as táticas de reavaliação cognitiva e de supressão expressiva não tiveram um efeito significativo na moderação da relação entre estresse e sono. Novos estudos devem utilizar métodos diferentes, levando em conta o tempo e a complexidade dos processos de regulação do sono, do estresse e das emoções, assim como adotar diferentes instrumentos de medida, tanto de autorrelato, como marcadores fisiológicos, com indução de emoções, além de aumentar a abrangência na investigação de outras estratégias de regulação emocional.
- ItemSomente MetadadadosExploring relations among mindfulness facets and various meditation practices: Do they work in different ways?(Academic Press Inc Elsevier Science, 2017) Cebolla, Ausias; Campos, Daniel; Galiana, Laura; Oliver, Amparo; Manuel Tomas, Jose; Feliu-Soler, Albert; Soler, Joaquim; Garcia-Campayo, Javier; Demarzo, Marcelo [UNIFESP]; Maria Banos, RosaSeveral meditation practices are associated with mindfulness-based interventions but little is known about their specific effects on the development of different mindfulness facets. This study aimed to assess the relations among different practice variables, types of meditation, and mindfulness facets. The final sample was composed of 185 participants who completed an on-line survey, including information on the frequency and duration of each meditation practice, lifetime practice, and the Five-Facet Mindfulness Questionnaire. A Multiple Indicators Multiple Causes structural model was specified, estimated, and tested. Results showed that the Model's overall fit was adequate: chi(2) (1045) = 1542.800 (p < 0.001), CFI = 0.902, RMSEA = 0.042. Results revealed that mindfulness facets were uniquely related to the different variables and types of meditation. Our findings showed the importance of specific practices in promoting mindfulness, compared to compassion and informal practices, and they pointed out which one fits each mindfulness facet better. (C) 2017 Elsevier Inc. All rights reserved.