Navegando por Palavras-chave "Emergency remote teaching"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)O impacto dos níveis de consequência das metodologias de ensino no engajamento, adiamento da gratificação e respostas afetivas de estudantes durante o ensino remoto emergencial(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-06) Nadal, Ricardo Coimbra [UNIFESP]; Santos, Camilo de Lellis [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6884091896706349; http://lattes.cnpq.br/7239136810320522A pandemia da COVID-19 impôs transições e adaptações imediatas na rotina dos protagonistas do processo de ensino e aprendizagem. Considerando que os estudos no Ensino Remoto Emergencial (ERE) são recentes, ainda não foram elucidados os fatores que determinam o engajamento dos estudantes na aprendizagem em ambiente virtual. A presente investigação visa analisar se metodologias de ensino de alto nível de consequência pode modular o engajamento dos estudantes de graduação no ERE. A investigação do engajamento comportamental entre aluno e interface de ambiente virtual de aprendizagem foi analisada com enfoque na capacidade de adiar a gratificação e parâmetros indicativos de respostas afetivas durante as aulas assíncronas e síncronas. Os estudantes do curso de formação de professores de ciências e matemática foram expostos a metodologias de ensino de baixo nível de consequência ou alto nível de consequência (provas clássicas, datas restritas e prazos rígidos). Os resultados mostraram que o nível de consequência da metodologia de ensino gera perfis de engajamento distintos, onde altos níveis de consequência contribuem significativamente para o aumento das interações aluno-ambiente virtual de aprendizagem. No entanto, a capacidade de adiar a gratificação de conquistas dos estudantes não contribui para o engajamento no ERE, e se mantém estável ao longo de todo o período de aprendizagem no ambiente virtual e remoto. Ao mesmo tempo, as dimensões emocionais de prazer, alerta e dominância sugerem relação com o modo como estudantes interagem com a metodologia de ensino proposta. É possível inferir que o alto nível de consequência pode impactar positivamente a interação aluno-interface durante o ERE, porém estudos mais aprofundados carecem ser desenvolvidos para identificar variáveis mais determinísticas para explicação do fenômeno observado.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Nas bordas da eficácia: A intensificação do trabalho docente em tempos de pandemia(Universidade Federal de São Paulo, 2022-08-01) Emiliano, Laiany Lara [UNIFESP]; Amorim, Henrique José Domiciano [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1702450858580199; http://lattes.cnpq.br/5742200163585596; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Esta dissertação tem como objetivo analisar, com base em um estudo de natureza qualitativa, em que medida o trabalho docente se intensificou ou não em tempos de pandemia. De modo mais abrangente, nos dedicamos a conhecer quais foram as experiências dos docentes no ensino remoto emergencial durante a pandemia. A categoria docente já passava por mudanças significativas em seu trabalho, no entanto, com o advento da pandemia, algumas particularidades relacionadas a intensificação do trabalho e do uso intensificado das tecnologias da informação e da comunicação parecem ter sido acionadas. Desse modo, a fim de nos aprofundar acerca da dimensão da intensificação do trabalho docente na Universidade Federal de São Paulo, dedicamo-nos a conhecer o trabalho docente nesse período, tendo como orientação o seguinte problema de pesquisa: “Com base no processo laboral apoiado no ensino remoto emergencial, em que medida o trabalho docente se intensificou?” A fim de responder essa questão, realizamos um estudo empírico sobre a intensificação do trabalho de docentes inseridos e inseridas na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), campus Baixada Santista. A análise de dados desta dissertação se deu com base em dez entrevistas semiestruturadas, realizadas de forma remota, com professores e professoras da Unifesp, acerca da intensificação do trabalho, do ensino remoto emergencial e das tecnologias da informação e da comunicação que medeiam o trabalho docente.