Navegando por Palavras-chave "Elementos de conteúdo"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Relatórios de sustentabilidade: uma análise comparativa de empresas de grande impacto ambiental com base na estrutura do Relato Integrado(Universidade Federal de São Paulo, 2021-03-01) Moscao, Priscila de Araújo [UNIFESP]; Cei, Nena Geruza [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2360609428984805O Relato Integrado é um novo modelo de relatório corporativo, cuja estrutura direciona a organização a moldar seu modelo de negócios de forma integrada com os capitais que utiliza e afeta, buscando gerar valor para si e para suas partes interessadas. O resultado esperado é um relatório que aborde os diversos aspectos das atividades econômicas de uma entidade de forma ampla, concisa, interconectada e focada no futuro. O objetivo geral deste trabalho é avaliar o processo de disclosure de empresas aderentes e não aderentes à estrutura do Relato Integrado, de forma a inferir sobre a capacidade desta estrutura de promover uma abordagem diferenciada para as questões sociais e ambientais que permeiam a sociedade e o ambiente corporativo. Sendo assim, foram avaliadas empresas de grande impacto ambiental, a citar Natura, Suzano, Vale e ExxonMobil, avaliando a aderência aos quesitos solicitados pelo Relato Integrado. Os resultados obtidos permitem inferir que a estrutura do Relato Integrado estimula e provoca a entidade a estruturar seu modelo de negócios de forma conectada e ampla, considerando os capitais que utiliza e afeta em suas atividades, promovendo a geração de valor não só para si, mas as demais partes envolvidas. O Relato Integrado convida a organização a utilizar sua missão, visão e valores como direcionador das decisões da governança no que diz respeito ao modelo de negócios, gestão de riscos e estratégia de alocação de recursos, de acordo com suas perspectivas, visando um bom desempenho agregado ao final do período. Sugere-se que empresas dos mais diversos ramos façam a adesão ao modelo, com objetivo de incentivar uma nova mentalidade no ambiente de negócios mundial.