Navegando por Palavras-chave "Efluentes"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação do uso de cascas de amendoim na adsorção de cobre em solução aquosa(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-09) Souza Junior, Gerson Roberto de [UNIFESP]; Alves, Magno José [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7593445100543028; http://lattes.cnpq.br/6727676977315762; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Pelo menos 125 milhões de pessoas no mundo têm a saúde comprometida pela poluição, sendo a maior parte oriundos de efluentes da atividade industrial. Substâncias como o cobre, usado por exemplo na produção de equipamentos eletrônicos, tem normalmente o seu descarte, como resíduos industriais, em corpos d’água próximos. A presença de metais nos efluentes líquidos tem sido de grande preocupação devido à sua toxicidade e suas características de natureza não biodegradável. Dentre os tratamentos para remoção desses poluentes, o processo de adsorção se apresenta como uma alternativa interessante, e a preparação de adsorventes a partir de resíduos agroindustriais vem sendo incentivada visando a redução destes resíduos mediante a utilização da biomassa para outros fins. Desta forma, o presente estudo teve como objetivo avaliar a adsorção de cobre em efluentes a partir da casca de amendoim, através da influência da relação massa de adsorvente no volume de efluente. As análises do teor de cobre no efluente foram obtidas utilizando o princípio da Espectroscopia por Fluorescência de Raios X por Reflexão Total – TXRF (Total Reflection X-Ray Fluorescence Spectroscopy). Para a avaliação do desempenho da casca de amendoim como material adsorvente, utilizou-se 50 ml de solução aquosa na concentração 100 mg L -1 de cobre, o sistema ficou sob agitação de 150 rpm por 4h. Os modelos de Langmuir e Freundlich apresentaram bons ajustes aos dados experimentais (R2 > 0,85), não ocorrendo predileção de um modelo em detrimento do outro e indicaram que o processo é controlado pela taxa de adsorção do soluto na superfície do adsorvente, dependendo das interações físico-químicas entre o adsorvato e os sítios ativos livres. No estudo cinético, o modelo de Pseudo-Segunda ordem foi o que melhor se ajustou aos dados experimentais (R² de 0,968) indicando uma elevada taxa de adsorção inicial. Aos 5 minutos já foi possível obter 90% de remoção. A rápida adsorção pode ser atribuída à disponibilidade de muitos sítios disponíveis na casca de amendoim in natura no estágio inicial da adsorção. Tais resultados demonstraram o potencial adsortivo da casca de amendoim, resíduo agroindustrial, compatibilizando questões ambientais de poluição e evitando o acúmulo desse resíduo no meio ambiente.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação e monitoramento da qualidade das águas das vias hídricas urbanas(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-12) Nascimento, Diogo Silva [UNIFESP]; Torres, Ronaldo José [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5776197357433580; http://lattes.cnpq.br/3404597933950579; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)No litoral paulista, a cidade de Santos mostra-se de extrema importância para a economia da região e país como um todo, dado que nela mantém-se a maior zona portuária da América Latina e o complexo industrial de Cubatão, correspondendo a uma grande extensão de alto impacto humano. A expansão urbana acaba por ser responsável por diversos problemas socioeconômicos e consequentemente socioambientais, com o aumento da população ocorreu a ocupação das áreas marginais da cidade, que além de sofrer com o desmatamento passou a sofrer também com o despejo incorreto de efluentes. Visando melhorar o saneamento da cidade e diminuir a taxa de infecção por doenças, todo o esgoto da região deveria ser destinado a três canais submarinos, um canal superficial e ao emissário submarino, também foram construídos sete canais de drenagem na extensão da cidade, porém, foram identificados vestígios de esgoto doméstico clandestino, que associados a rejeitos industriais oriundos de outras fontes acabam por poluir os corpos hídricos da região. Assim, análises ambientais de qualidade de água focam na construção de um sistema de tomada de decisões relacionadas aos corpos d'água, pesquisando e revisando políticas para regular atividades que alteram os padrões ambientais. Assim, este trabalho teve como objetivo descrever o perfil de qualidade da água de amostras no Canal 4 - Avenida Siqueira Campos sob uma perspectiva interdisciplinar e com base na Resolução CONAMA n°357 de 17 de março de 2005. Sendo encontradas desconformidades para os parâmetros de turbidez, nitrogênio amoniacal e oxigênio dissolvido, enquanto que para pH os valores permaneceram dentro dos permitidos na legislação. Os parâmetros de nitrato e nitrito mantiveram-se de acordo com o regulamento na maioria das campanhas, com ultrapassagens pontuais dos limites.
- ItemRestritoCiclos sucessivos de adsorção e dessorção de Cr2+ em coluna de leito fixo: modelagem via redes neurais artificiais(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-04) Mello, Rebecca Ruzene [UNIFESP]; Teixeira, Lucas Brito [UNIFESP]; Martins, Tiago Dias [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4325081860304693; http://lattes.cnpq.br/7822416097804255; http://lattes.cnpq.br/7209709584584743Com o avanço de políticas públicas nacionais e internacionais, a indústria se vê em uma conjuntura de procura por tecnologias que auxiliem no cumprimento de legislações ambientais a favor do despejo apropriado de efluentes. O método de adsorção e dessorção por material biológico é uma prática alternativa para o tratamento desses efluentes, com ele é possível extrair impurezas e metais pesados do fluido contaminante e reutilizar o material filtrante após o ciclo de biossorção. Sua vantagem sobre os métodos tradicionais são a alta eficiência, alta demanda e, por consequência, o baixo custo de investimento. No entanto, seus modelos fenomenológicos são difíceis de se determinar devido aos vários parâmetros que influenciam em sua atividade, além da rigorosidade matemática a ser elaborada. Diante deste cenário, surgese a possibilidade da aplicação dos princípios das Redes Neurais Artificiais (RNA) que consistem em um modelo de otimização computacional com elevado poder de aprendizagem. Assim, através de uma base de dados, as RNAs promovem a possibilidade da previsão de desempenho e oferecem uma forma mais simples de estudo de comportamentos complexos. Com isso, este estudo focou na aplicação dos conceitos de RNAs para a modelagem cinética de ciclos sucessivos de adsorção e dessorção de Cr2+ em coluna de leito fixo. Os dados experimentais utilizados para o treinamento da RNA foram extraídos da tese de doutorado de Seolatto (2008), em que se investigou o comportamento biossorção da alga Sargassum filipendula. Um fator desafiador neste trabalho, e enfrentado por muitos cientistas de dados, foi a quantidade de dados disponíveis para treinamento, para tanto, os autores utilizaramse do software multiplicador de dados TableCurve® para determinar uma curva de pontos em quantidades possíveis de treinamento. A metodologia abordada para o processamento dos dados foi variar os parâmetros de funções de otimização, prosseguir com duas camadas intermediárias e variar de 5 a 30 neurônios para cada camada. Esta metodologia foi adaptada a partir da experiência dos próprios autores em seus estudos de iniciação científica. Por fim, este trabalho validou as eficiências e limitações para ambos os fenômenos de adsorção e dessorção, em que se obteve Mean Square Errors (MSEs) parecidos, sendo 13,3893 para a adsorção e 15,7168 para a dessorção. A partir dos resultados, foi possível identificar que as funções de ativação Tansig e Purelin são ótimos para este tipo de problema, representando mais de 50% das melhores sessenta RNAs.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estudo de tratamentos de efluentes contendo fármacos(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-02) Aguilar, Diogo Martins [UNIFESP]; Carvalho, Marcella Alencar Imaeda de [UNIFESP]; Moraes, José Ermírio Ferreira de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4692364565124711Os fármacos são produtos essenciais para a vida contemporânea. Porém, no processo de produção destes fármacos, são gerados efluentes que, frequentemente, apresentam compostos tóxicos e/ou refratários, capazes de alterar os comportamentos biológicos dos seres vivos. Assim, tais efluentes devem ser adequadamente tratados para que não provoquem danos ao meio ambiente. O presente estudo visa contextualizar a problemática dos efluentes contendo fármacos, além da apresentação e comparação entre diferentes métodos de tratamento a partir de uma análise crítica de artigos, livros e informações disponíveis em diferentes bases de dados de pesquisa científica. Os contaminantes pesquisados foram: antibióticos e hormônios. Os processos de tratamento de efluentes estudados foram: processos biológicos, adsorção e tecnologias avançadas. Observou-se que cada processo de tratamento tem suas peculiaridades. Pelos dados levantados constatou-se que o processo foto-Fenton, que é um dos processos oxidativos avançados mais difundidos, tem sido muito estudado para a remoção de antibióticos, apresentando resultados muito promissores (remoção de mais de 80% do carbono orgânico total em apenas 30 minutos de batelada) Observou-se que nos processos biológicos estudados (sistema de lodos ativados, filtro biológico percolador e reator UASB) fatores como tempo de retenção hidráulica, tempo de retenção de sólidos, incidência de luz solar favorecem a obtenção de altas eficiências de remoção dos hormônios (E1, E2 e EE2). A associação em série de processos de tratamentos é promissora uma vez que o objetivo desta técnica é aprimorar o processo, empregando de forma eficiente os recursos, alcançando melhores resultados.