Navegando por Palavras-chave "Educators"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Educação ambiental e do desafio da interdisciplinaridade com o ensino de ciências(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07) Camelo, Clemil de Sousa [UNIFESP]; Rosalen, Marilena Aparecida de Souza [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4999365849570415A importância de investir em Educação Ambiental (EA) foi sendo notada a partir de 1972 em Estocolmo – Suécia, na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, onde houve grande repercussão sobre problemáticas ambientais em âmbito global. No Brasil, só obteve êxito com a promulgação da Lei 9.795/99, que aponta que a EA deve permear todos os níveis da educação, ao mesmo tempo que reconhece a instituição de ensino formal – a escola - como parte responsável pela formação de cidadãos éticos, críticos e responsáveis, capazes de desenvolver conhecimentos, valores e condutas que harmonizem a convivência para com a sociedade e o meio que o cerca. Neste sentido, o papel dos educadores assume grande relevância e potencialidade na vida de seus estudantes, incluindo suas concepções sobre questões socioambientais. A temática destaca-se, portanto, ao considerar que a Educação Ambiental deve estar fortemente atrelada às concepções dos educadores. A problemática recai na perspectiva restritiva de que Educação Ambiental e Sustentabilidade concernem somente à área de Ciências na educação básica, premissa que vai contra o instituído em lei, na qual a EA é apresentada como tema interdisciplinar. Nessa conjuntura, a presente dissertação busca compreender questões relacionadas à dificuldade de implementação da EA enquanto frente interdisciplinar de trabalho pedagógico. Para tal investigação, é apresentado um estudo qualitativo, baseado em questionários semiestruturados e entrevistas, realizados com professores, e análise do projeto político pedagógico de uma escola pública de Diadema-SP, configurando uma pesquisa de campo. Os resultados do estudo indicam que muitos educadores possuem um entendimento limitado das concepções que orientam a EA. Apesar dessas limitações, o estudo também revelou aspectos positivos, como o aumento do reconhecimento da importância da interdisciplinaridade por parte de alguns educadores.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A percepção das educadoras de creches de uma cidade do litoral paulista sobre o seu adoecimento por lombalgia crônica(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-12-03) Campos, Hugo Duarte [UNIFESP]; Queiróz, Maria de Fátima Ferreira [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This research aimed to verify aspects of the work and health of daycare educators, thus allowing to understand the relationship between their work and their illness due to chronic low back pain. The research hypothesized that due to their higher education in pedagogy, daycare educators have developed sufficient critical capacity to realize that their work causes their illness due to chronic low back pain. The method was based on qualitative research, using group interviews as a data collection technique. In all, there were three meetings, with seven nursery school educators participating in the first, second and third educators having six. The age range was 32 to 59 years. The interviews took place in a health promotion unit for workers in the city hall where the research took place. The first meeting lasted 90 minutes, the second 49 minutes and the third 25 minutes. For the analysis of the data obtained in the group interviews, the categorization technique was used. Through the analysis of the data collected, it was found that the work performed by daycare educators is socially devalued and this fact is directly related to their precariousness and their illness due to chronic low back pain. It was concluded that all the researched educators perceived that their work causes their illness due to chronic low back pain, regardless of the level of education, which they had, however the workers with higher education in pedagogy, had greater ability to question the problem, no conceiving your profession as natural. Finally, the construction of the proposal for the product of this research was discussed together with the workers and will make it possible to put into practice actions and interventions with the purpose of improving the working conditions of daycare teachers in the municipality in question.