Navegando por Palavras-chave "Educational Design"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)O desenvolvimento de um jogo educacional digital para a instrução dos ajustes curriculares a professores do ensino regular(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-22) Ribeiro, Yohann dos Santos [UNIFESP]; Yanaze, Leandro Key Higuchi [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3243275619679099; http://lattes.cnpq.br/0186521292395579O presente design, foi projetado na perspectiva de uma educação inclusiva de maior qualidade, considerando a sensibilização dos professores das salas regulares do ensino fundamental e médio, para com os educandos PcD (Pessoa com Deficiência). Este objeto se orienta a partir das contribuições da Drª Kátia Fonseca, referência nas pesquisas direcionadas ao AEE (Atendimento Educacional Especializado), que observou os ajustes curriculares e os demarcou em adaptação, flexibilização e adequação. Esta observação permitiu a elaboração de um design de jogo educacional, materializado em um GDDE (Game Design Document Educacional), no qual é apresentada as suas características, funcionalidades, fluxograma e ideação. Este jogo apresenta uma proposta de fórum gamificado, motivado por recompensas e méritos dentro do jogo, esta perspectiva explora a teoria e a prática dos educadores. A pesquisa preocupou-se em ouvir dois profissionais das salas de recursos de uma escola pública do estado de São Paulo e outros vinte e oito professores de salas de aula regulares do ensino público e privado.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O uso de imagens em materiais educacionais(Universidade Federal de São Paulo, 2021-06-18) Fukumoto, Francisco de Assis de Souza [UNIFESP]; Meister, Izabel Patrícia [UNIFESP]; Silva, Edna de Mello [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9405118016902400; http://lattes.cnpq.br/5340922290331025; http://lattes.cnpq.br/7022314798853009Este Trabalho de Conclusão de Curso visa desenvolver um produto a partir da temática do uso de imagens fotográficas em materiais educacionais. O potencial de uso de imagens como fotografias, ilustrações, infográficos, vídeos etc., em materiais educacionais é amplo, e neste trabalho abordarei apenas as fotografias. O produto proposto é um guia rápido de uso em formato de um livro digital (e-book) com objetivo de servir de apoio, fornecendo informações práticas e rápidas para o uso de imagens fotográficas em projetos educacionais. Vivemos imersos em um universo altamente imagético, com o qual interagimos diariamente nos mais diversos momentos de nosso dia a dia. A fotografia, técnica cujos primeiros registros ocorreram há quase 200 anos, e inicialmente de difícil e caro acesso, tornou-se acessível e popular ao longo do século XX com o advento de novas tecnologias nos filmes e câmeras. Foi, porém, a partir da década de 1980 com o advento da fotografia digital e posteriormente sua inclusão como funcionalidade nos aparelhos celulares, que a fotografia passou a vivenciar um aumento exponencial em seu uso. Atualmente é bastante comum as pessoas se comunicarem utilizando imagens de diversos tipos e formatos, capturados por seus Smartphones. Se considerarmos que esta forma de comunicação constitui uma linguagem visual, as ações e materiais educacionais que desenvolvemos para este público habituado a utilizá-la, podem necessitar incorporar estímulos visuais através do uso de imagens, para capturar sua atenção e atingir os objetivos esperados. Porém o processo de pesquisa, seleção e aplicação de imagens, é uma adição às várias habilidades necessárias para os profissionais que desenvolvem os projetos educacionais, como os Designers Educacionais, Professores Conteudistas, Instrutores Corporativos etc. e várias dúvidas podem surgir durante o processo de inclusão de imagens em seus projetos.