Navegando por Palavras-chave "Education Personnel"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)A compreensão de professores de Educação Física sobre saúde e suas implicações no planejamento da prática pedagógica(Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-28) Lima, Juliane Pereira [UNIFESP]; Oliveira, Rogério Cruz de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5847188428462650; http://lattes.cnpq.br/9846194311487104; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Os objetivos do estudo consistem em avaliar a compreensão de professores de Educação Física de escolas públicas e privadas de ensino fundamental de rede municipal e estadual de São Paulo sobre saúde, bem como compreender as implicações dessa compreensão no planejamento da prática pedagógica. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. Participaram do estudo nove professores de Educação Física de ambos os sexos e de qualquer faixa etária, do ensino fundamental lotados em escolas públicas e privadas do Brasil. A coleta de dados envolveu aplicação de um questionário virtual disponibilizado em redes sociais e na página da Unifesp Campus Baixada Santista, sendo abordadas questões abrangentes relacionadas ao perfil docente, além de aspectos específicos no que tange a concepção de saúde e sua consideração no planejamento pedagógico. A análise dos dados se deu por categorias não apriorísticas. Em termos de resultados, temos profissionais de Educação Física com graduação concluída em instituições públicas entre os anos de 1998 e 2014, além de, possuírem pós-graduação entre os anos 2000 e 2021 e tempo de atuação no âmbito escolar acima de quatro anos. No que se refere à concepção de saúde, as respostas convergiram para o bem-estar e condições de vida das pessoas, vislumbrando uma relação com a Educação Física a partir da conscientização, relação causal com o exercício físico, autoconhecimento, fomento de melhorias, aptidão física e prática de atividade física. Todos afirmam que a temática saúde é considerada no planejamento pedagógico, tendo como objetivos: reflexão crítica; conscientização; fomento de melhorias, e; experimentação. Nesse sentido, os conteúdos elencados pelos professores estão relacionados com a cultura corporal, exercício físico, doenças, aspectos orgânicos funcionais, nutrição, qualidade de vida e sedentarismo, benefícios do exercício físico, higiene e lesões, sendo estes selecionados a partir da Base Nacional Comum Curricular, dos interesses e demanda da comunidade e/ou dos alunos, bem como das diretrizes municipais e/ou estaduais de cada unidade escolar. No que se refere à avaliação, os professores afirmaram avaliar seus estudantes a partir dos critérios de participação e aproximação/distanciamento com o conteúdo desenvolvido, a partir dos instrumentos de observações e registros da rotina discente, provas, trabalhos, discussões e avaliação física. Conclui-se que os professores compreendem saúde numa perspectiva restrita, implicando num planejamento que se alinha às pedagogias tradicionais da Educação Física, entretanto, com flertes à pedagogia crítica.