Navegando por Palavras-chave "Educação confessional"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Educação protestante: princípios e organização da escola americana em São Paulo (1870-1912)(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-10) Lauton, Luiza Fernanda Silva [UNIFESP]; Gualtieri, Regina Cândida Ellero [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0560994060961210; http://lattes.cnpq.br/9987046188886565Nesta monografia, analisamos produções bibliográficas e registros documentais que tratam da entrada e da implementação da educação protestante na cidade de São Paulo, tendo como referência a Escola Americana, criada em 1870. O período de análise se estende até 1912, ano em que o médico e educador estadunidense Horace Manley Lane (1837-1912) deixou a direção da Escola, devido ao seu falecimento. A finalidade foi a de compreender, no contexto da época, os princípios educacionais, a organização da instituição bem como identificar reflexos da religião protestante no desenvolvimento da proposta educativa da Escola. O procedimento metodológico foi o de pesquisa bibliográfica, para a identificação de textos relacionados ao tema, no SciELO, Google Acadêmico e repositório de teses e dissertações da CAPES. Também foi realizada uma pesquisa documental no acervo institucional do Centro Histórico e Cultural Mackenzie, pela sua plataforma online, no qual encontramos alguns documentos como periódicos e prospectos institucionais. Para análise, selecionamos 20 textos, entre bibliográficos e documentais, que revelaram, no período estudado, que o projeto da Escola Americana se expandiu para além da missão evangelística, pois, ela se tornou uma escola pioneira, centrada em inovações educacionais e aberta a todos grupos sociais. Constatamos ainda que as trocas existentes entre a Escola Americana e as instituições públicas em São Paulo, no período, contribuíram para a divulgação de métodos e práticas presentes no sistema de educação dos Estados Unidos. Esse trânsito de métodos e práticas de ensino, que inovavam, colaborou para a crescente popularidade dos republicanos e para a afirmação de seus valores, por meio da educação, o que contribuiu para que reformas fossem realizadas. Os documentos encontrados puseram em evidência as mudanças educacionais pelas quais a Escola passou nesses quarenta e dois anos iniciais de sua existência, e trouxeram detalhes sob o ponto de vista da própria instituição.