Navegando por Palavras-chave "Educação Financeira"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise da Educação Financeira dos Graduandos de uma Universidade Pública(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-25) Novoa, Vitor Guimarães [UNIFESP]; Sayed, Samir [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9649848620479143; http://lattes.cnpq.br/4538663234987316A educação financeira é um tema pouco presente nos currículos das escolas e universidades brasileiras, não é à toa que, assim como será explorado pelo presente trabalho, o Brasil não está bem posicionado em pesquisas internacionais que abordam o assunto. Diante deste contexto, o presente trabalho de graduação busca compreender se o fato de um estudante cursar uma graduação que contemple uma carga obrigatória de disciplinas pertencentes à área de conhecimento das Finanças impacta no nível de educação financeira do universitário. Além disso, será que dentre uma população já privilegiada (alunos de uma faculdade de negócios) há uma diferenciação no que tange o nível de conhecimento dos alunos dos cursos com maior exposição às disciplinas financeiras? São esses os enfoques desta pesquisa que buscou na literatura uma forma eficaz de mensuração e classificação do nível de conhecimento dos alunos. Ao se utilizar de técnicas estatísticas, o presente trabalho buscou verificar as correlações fruto do que motivou a escolha do tópico de pesquisa. Essa abordagem tem o potencial de se entender quais fatores explicam o conhecimento em finanças pessoais e se alunos que se expõe aos conhecimentos teóricos sobre o tema se destacam do restante dos indivíduos. Observando os principais resultados da pesquisa, em média os alunos acertaram 60% das questões, sendo que 40% da amostra acertou 50% ou menos. Os alunos dos primeiros dois anos acertaram, em média, 56% das questões, enquanto o restante acertou 60%. Curiosamente, os alunos dos cursos com menos disciplinas financeiras (Administração e Economia) demonstraram um conhecimento levemente maior do que os cursos em que matérias de finanças são mais presentes (Ciências Atuariais e Ciências Contábeis).
- ItemRestritoAnálise de conteúdo da regulamentação brasileira sobre educação financeira nas escolas(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-02) Yamamoto, Victor Takashi [UNIFESP]; Sayed, Samir [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9649848620479143O presente estudo tem como objetivo discutir a eficácia das novas perspectivas para a Educação Financeira no Brasil, com ênfase nos projetos e regulamentações, tendo como base o DECRETO Nº 10.393 (BRASIL, 2020) e a obrigatoriedade da EF na BNCC. A abordagem metodológica escolhida foi uma pesquisa qualitativa de acordo com a Análise de Conteúdo de Bardin (1977) norteando a análise sobre os projetos da ENEF (2010, 2014, 2016), Programa Aprender Valor (2020) e Programa Educação Financeira nas Escolas (2021). Com o objetivo de entender as formas e padrões das regulamentações sobre educação financeira nas escolas brasileiras, além de identificar como a educação financeira infantil será abordada na formação das crianças, dos adolescentes e do futuro dos brasileiros, foi concluído que sim, mas em longo prazo. As regulamentações ainda estão se desenvolvendo e crescendo. Através dos resultados foi possível entender que cada vez mais, as escolas ao redor do país estão aderindo aos projetos, com foco no ensino dos professores, já que os docentes são fundamentais para a disseminação e ensinamento do conteúdo para seus alunos. Além disso, os alunos que já passaram pelos projetos conversam com seus responsáveis sobre finanças e participam da organização do orçamento doméstico e ainda mudaram significamente a sua maneira de manejar o dinheiro, controlando suas despesas e gastos e até mesmo aumentando a intenção de poupar.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise e desenvolvimento de jogos digitais: a matemática do ensino fundamental e seus registros de representação semiótica(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-11-19) Pereira, Sabrina Alves [UNIFESP]; Linardi, Patricia Rosana [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloIn the scenario of difficulties of several students in the context of learning mathematics, it has stood out as an alternative, the increase in the potential of technologies, among them, digital games. In this sense, this research aimed to analyze digital games for the teaching and learning of mathematical content of Elementary Education and to develop a prototype of a mathematical digital game in the context of Financial Education. For that, some of the references adopted were Rodrigues (2014), which presents Technical and Pedagogical Aspects of digital games and Duval (2006, 2012), which deals with cognitive processes of learning mathematics in his Theory of Registers of Semiotic Representation. With a qualitative approach, complemented by quantitative data, the methodological procedures consisted of four phases. In phase 1, four platforms containing mathematical digital games were chosen, resulting in a total of 104 games, with some general characteristics being presented, among them the Content fields in which they were classified: Counting and basic operations, Financial, Generalization, Geometric, Metric systems and Information treatment. In phase 2, six categories of analysis of Technical and Pedagogical Aspects were defined, in which these games were classified, they are: Genre (Action, Adventure, Racing, Strategy, Puzzle, Quiz); Advertising (whether or not they present advertising at the beginning or during the game); Random (whether or not they present randomness at each restart); Explanation (present or not explain content); Feedback (whether or not it provides a correct answer); and Register or Transformation (it presents only registers or transformations of registers of semiotic representation in the form of Treatment, in the form of Conversion or in both forms). Considering that these Technical and Pedagogical Aspects do not qualify or disqualify the games, potentialities and challenges of these categories were also discussed. In phase 3, the games classified in each Field of content were grouped in the categories of analysis of Technical and Pedagogical Aspects. In addition, the importance of the Fields for Mathematics Education was discussed, also presenting examples of the analyzed games, explaining the Registers of Semiotic Representation identified. And in phase 4, in theoretical terms, the development of the digital game was also based on Morais (2003). Python programming language studies were carried out to develop the ‘Universo Financeiro’ prototype, similar to a board game. The ‘Universo Financeiro’ presents as didactic purposes learning by having fun through a game, with a fictional narrative plot about Financial Education, exploring Mathematical contents, through different representations. It sought to explore the defined Technical and Pedagogical Aspects, to contemplate different Registers of Semiotic Representation and Transformations in the form of Treatment and Conversion at various times. It is hoped that the results of this research can contribute to the use of digital games as an alternative for teaching and learning mathematics by exploring the visual potential of these media and for parents, guardians, teachers, researchers and students to choose games. In addition, it is believed that this work can be used to analyze other games and to think about the development of future educational digital games.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Os aspectos mais importantes para a realização de um planejamento financeiro para famílias de baixa renda(Universidade Federal de São Paulo, 2021-03-04) Barreto, Julia Angel Loula [UNIFESP]; Machado, Eduardo Luiz [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8965282450665242O planejamento financeiro é um assunto relevante para todos, pois com ele as famílias podem alcançar seus objetivos e sonhos. Esta pesquisa pretende ser um instrumento para a compreensão da dinâmica financeira de famílias de baixa renda no Brasil. Para se atingir esse objetivo, foram examinados os padrões de consumo e de endividamento no país. Os motivos pelos quais o planejamento financeiro não faz parte da cultura brasileira também são investigados. Este trabalho foi elaborado a partir do método descritivo exploratório, utilizando diferentes fontes bibliográficas, como livros, artigos, relatórios e dissertações. Os resultados apontam para a insuficiência de Educação Financeira no Brasil, principalmente para as classes menos privilegiadas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Pesquisa Estatística para desenvolvimento de senso crítico: uma proposta envolvendo Educação Financeira(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-22) Ferreira, Jéssica Mara [UNIFESP]; Cespedes, Juliana [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1034384160736943; http://lattes.cnpq.br/5311679988084807O intuito desse projeto é fornecer uma sequência didática para o professor que o possibilite dar a oportunidade aos estudantes de compreender e participar de todas as etapas de uma pesquisa estatística, realizar questionamentos e discussões em cada processo visando desenvolver o senso crítico em relação a análise de dados e interpretação de forma consistente de informações de gráficos e tabelas, para que percebam a possibilidade de manipulação de dados, pois, mesmo com informações verdadeiras é possível induzir o leitor despreparado a determinado pensamento. Esse percurso é realizado juntamente com o tema transversal educação financeira, orientando o estudante em pesquisas sobre alguns tipos de investimentos, o que torna esse projeto mais atraente, pois é um grande aliado ao professor de Matemática do ensino básico, que precisa estudar e ensinar conceitos relacionados a esses dois tópicos, pesquisa estatística e educação financeira, que são relativamente novos frente às abordagens da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
- ItemAcesso aberto (Open Access)O que os estudantes aprendem sobre educação financeira nas escolas brasileiras? Análise de conteúdo da obra do ensino fundamental (9º ano) da estratégia nacional da educação financeira (ENEF)(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-22) Kim, Hanna Eun Yong [UNIFESP]; Khatib, Ahmed Sameer El [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4342154115808776A Educação financeira escolar apresenta ao estudante os conceitos sobre finanças pessoais, tal como o impacto que as ações possuem em uma decisão. Dessa forma, a escola possui um papel importante de, muitas vezes, introduzir o tema para o indivíduo e como ele pode lidar com as suas finanças pessoais e com questões de economia. O presente trabalho tem como objetivo analisar a obra Educação Financeira nas escolas voltado para o Ensino Fundamental, apresentada em sala de aula para os alunos do 9º ano. Para tanto, foi analisado de forma sucinta o que os alunos do 1º ao 8º ano estudam em cada um dos livros e, de uma forma mais detalhada, o que os alunos do 9º ano aprendem no ambiente escolar. Em geral, os livros trazem boas reflexões acerca do tema, mas há ainda oportunidades para a construção de cenários de investigação e acompanhamento do grau de evolução sobre o tema.