Navegando por Palavras-chave "Edgar Allan Poe"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Adaptando "A Queda da Casa de Usher" para o cinema: o caso de Jess Franco(Universidade Federal de São Paulo, 2020-12-16) Viana, Adriane Augusta; Philippov, Renata; http://lattes.cnpq.br/9950264048329182; http://lattes.cnpq.br/9025853164652675Esta pesquisa tem como objetivo analisar a adaptação do conto “A queda da casa de Usher” (1839), de Edgar Allan Poe, por parte do diretor espanhol Jess Franco, na versão cinematográfica intitulada Neurosis – The Fall of the House of Usher (1987). A proposta é discutir como o diretor busca transpor para o cinema tanto a questão da espacialidade gótica quanto o aspecto da casa mal-assombrada, presentes no conto de Poe. Para tal, focaremos em algumas cenas do filme. Franco adaptou o respectivo conto de Poe três vezes recorrendo a diferentes títulos e enredos: em 1983, o diretor lançou El Hundimiento de la Casa Usher; em 1984, a segunda adaptação recebeu o título de Los Crímenes de Usher; em 1987, foi a vez de Revenge in the House of Usher ser lançado no mercado. O título deste último foi renomeado Neurosis – The Fall of the House of Usher quando de seu lançamento em vídeo. A pesquisa visa contribuir para a fortuna crítica da obra de Poe em geral, do conto em particular, do filme aqui contemplado e da obra do diretor Jess Franco, ainda pouco conhecido no Brasil.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Eureka de Edgar Allan Poe: Uma cosmologia atravessada pela literatura(Universidade Federal de São Paulo, 2023-02-06) Klein, Mariana Henrique Becker [UNIFESP]; Silva, Arlenice Almeida da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6263926440172895Este trabalho investiga o ensaio Eureka: a prose poem (1848), de Edgar Allan Poe (1809-1849), no qual o autor reflete sobre a origem do Universo, seu fim e seu modus operandi. Poe discute os pensamentos de grandes filósofos, físicos e astrônomos antigos e seus contemporâneos, com o intuito de refletir e, quando necessário, refutar estas teorias, por meio do método científico da imaginação. Com esse método, ora ele opera pela dedução, ora pela indução, indiciando uma argumentação mais direcionada pela razão do que pela manifestação sensível; enquanto o autor busca comprovar princípios físicos por meio da imaginação, nós podemos ver o método operando. O ensaio também traz à tona uma contribuição científica do autor a partir de suas reflexões e argumentações sobre temas relevantes de seu tempo, como a teoria nebular. Além do mais, é por meio de sua teologia e cosmologia que Poe busca demonstrar a origem da maldade do mundo, ou seja, por meio de Eureka, pretende-se também analisar o tema do mal, haja vista que, como escritor de literatura gótica, é um tema recorrente em algumas de suas obras ficcionais. Por fim, esta dissertação pretende analisar minuciosamente a estrutura interna de Eureka e apontar em outras de suas obras relações com temas presentes, demonstrando, assim, a importância da ciência para o autor. Em síntese, o ensaio revela a porosidade entre temas científicos e a literatura de Poe.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Um (o) homem na (da) multidão: traços de intertextualidade entre um poema de Ribeiro Couto e o conto de Edgar Allan Poe(Univ Sao Paulo, Fac Filosofia Letras & Ciencias Humanas, 2017) Batista, Thiago Rodrigues [UNIFESP]; Weiss Ricieri, Francine Fernandes [UNIFESP]The article analyzes possible common features between poems from the book Um homem na multidao (1926) by Ribeiro Couto and Edgar Allan Poe's "The man from the crowd" (1840). The analysis focuses movements of approach and distance between the texts, emphasizing the intertextual relationship between the two titles. Considering Genette's conceptions of intertextuality, we discuss how the hypertext-hypotext relationship helps to understand the processes of signification arising from the dialogue between those works. Walter Benjamin studies about the "flaneur" in Baudelaire and in the short story of Poe are also considered as we try to stablish a parallel between those writers and the mode of apprehension of the urban space by the lyrical subject, in Ribeiro Couto.