Navegando por Palavras-chave "Economia regional e urbana"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)A Relação do Capital Territorial com o Crescimento Econômico do Estado do Espírito Santo(Universidade Federal de São Paulo, 2023-10-18) Cavalcanti, Claudia Xavier [UNIFESP]; Porto, Paulo Costacurta de Sá [UNIFESP]; Sá Porto, Paulo Costacurta; http://lattes.cnpq.br/3851033592036079; http://lattes.cnpq.br/5733430600337972O desenvolvimento regional é um conceito multifacetado, que incorpora uma variedade de elementos, como recursos naturais, força de trabalho em termos de qualidade e quantidade, acesso ao capital, investimentos produtivos, cultura empreendedora, infraestrutura física, estrutura setorial, progresso tecnológico, entre outros. O progresso e o desenvolvimento recentes do Espírito Santo têm evidenciado o avanço de estados brasileiros anteriormente menos destacados, colocando-o em evidência nacional e fortalecendo sua importância econômica e social. Dentro deste contexto, destaca-se a relevância do conceito de capital territorial, que engloba todos os ativos territoriais pertinentes para compreender os padrões de crescimento regional. O objetivo desta dissertação é investigar a relação entre as diversas dimensões do capital territorial (financeiro, institucional, inovativo, infraestrutura, natural e humano) e o crescimento econômico do estado do Espírito Santo. Na metodologia adotada, foi proposto um modelo de econometria espacial, utilizando a Análise Exploratória de Dados Espaciais (AEDE), que inclui o Índice de Moran Global e a análise da distribuição espacial da variável "Produto Interno Bruto (PIB) per capita" como um todo. Além disso, foi conduzida uma análise de aglomeração utilizando a Análise LISA, com foco nos municípios do estado do Espírito Santo durante o ano de 2019. Os resultados obtidos por meio da estimativa desse modelo de econometria espacial indicaram uma relação significativa entre o Capital Financeiro e o Capital Inovativo com o crescimento econômico (PIB per capita) dos municípios do Espírito Santo. Palavras-
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise espacial do emprego e produtividade na cana-de-açúcar nos municípios de São Paulo nos anos de 2010 e 2019(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-05) Souza , Kelvin Santos [UNIFESP]; Sá Porto, Paulo Costacurta [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3851033592036079O objetivo deste trabalho é demonstrar, através de uma Análise Exploratória de Dados Espaciais (AEDE) e de recortes regionais, os principais indicadores de produtividade e emprego relacionados à cana nos municípios do estado de São Paulo nos anos de 2010 e 2019. Utilizando dados de vínculos empregatícios ativos para o cultivo de cana-de-açúcar, extraídos da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e da produtividade ou rendimento agrícola, em toneladas por hectare, extraídos do Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA), com dados da Produção Agrícola Municipal (PAM), trabalhando com a distribuição espacial por percentis, o I de Moran Global, e a análise do I de Moran Local (Análise LISA) para a variável Vínculos Empregatícios Ativos no Cultivo de Cana-de-Açúcar e a variável Produtividade ou Rendimento de Cana-de-Açúcar (TCH) para os de 2010 e 2019. Os resultados indicam uma alta representatividade tanto para emprego quanto para produtividade da cana-de-açúcar nos municípios que compõem as mesorregiões de São José do Rio Preto (polo tradicional de emprego e produtividade em cana-de-açúcar), Ribeirão Preto, Araçatuba, Araraquara, Presidente Prudente, Campinas e Assis. A finalidade desta pesquisa é contribuir para a discussão de um setor valioso e dinâmico para nossa economia, segurança energética, dentre outros fatores.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Padrões espaciais do setor financeiro no Brasil (2009-2019)(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-05) Ribeiro, Isadora Bueno [UNIFESP]; Porto, Paulo Costacurta de Sá [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3851033592036079Este trabalho visa identificar as mudanças nos padrões espaciais do setor financeiro entre os anos de 2009 e 2019 para as microrregiões brasileiras. Para tal, será realizada uma Análise Exploratória dos Dados Espaciais (AEDE), apresentando a distribuição do emprego, o I de Moran Global bem como a análise LISA para as aglomerações espaciais da variável emprego para as microrregiões brasileiras. Por fim, será elaborado um mapeamento da trajetória do setor e suas mudanças espaciais em nível mais detalhado, para os bairros da cidade de São Paulo, a fim de verificar como evoluiu o padrão de localização do setor dentro desta cidade, que concentra a maior parte do setor no país. O trabalho visa contribuir para a literatura dos estudos sobre os padrões espaciais e desenvolvimento do setor financeiro no país nas últimas décadas.