Navegando por Navegando por Palavras-chave "Drug marketing"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação dos aspectos regulatórios da comercialização de medicamentos em ambiente virtual(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-05) Almeida, Bárbara Erdoeg de Deus [UNIFESP]; Calixto, Leandro Augusto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3551420764621660O marketing de medicamentos é algo se vê todos os dias em mídas tradicionais como TV, Jornal, Revistas e Rádio e também nas mídas digitais, como Youtube, Instagram e Facebook. Deve-se considerar a propaganda direta dos pontos de venda, como farmácias e drogarias, nas quais a exposição do medicamento pode atrair o consumidor de forma a envonvê-lo com aquela escolha de compra. Essas formas de propaganda são algo tão natural que muitas vezes não é dada a devida atenção aos riscos que elas podem apresentar. Ressalta-se a diferença entre os tipos de medicamentos existentes e quais os cuidados que devem ser tomados quando se trata de cada um deles, principalmente os de venda livre ou isentos de prescrição, estes, alvos de alta publicidade. Sendo assim, o trabalho teve como objetivo analisar o contexo regulatório para propaganda/publicidade em ambiente virtual de medicamentos, e adicionalmente, apresentar um estudo de caso de um medicamento isento de prescrição amplamente comercializado em território brasileiro. No contexto atual da pandemia do COVID-19, é importante destacar o aumento das compras de medicamento de modo virtual, expondo a população a uma nova forma de consumo. Dessa forma, faz-se necessário analisar as normas regulatórias existentes no Brasil, quais agências que fiscalizam essa publicidade conferindo se os medicamentos comercializados em ambiente virtual estão de acordo com as diretrizes estabelecidas. Os resultados obtidos trouxeram uma visão de que, mesmo com as normas sendo seguidas, faz-se necessário uma reflexão sobre quais os impactos e riscos que essa publicidade e consumo podem trazer ao público e qual o papel do farmacêutico nessa questão.