Navegando por Palavras-chave "Discriminação Racial"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Em busca de caminhos para a construção de uma psicologia antirracista com crianças negras através do auxílio da literatura(Universidade Federal de São Paulo, 2023-11-24) Ferreira, Maria Eduarda [UNIFESP]; Moreira, Maria Inês Badaró [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1186084305231587; http://lattes.cnpq.br/1379046994276445; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Trata-se de um trabalho de conclusão de curso que pesquisa material literário para compreender um caminho possível para atuação em psicologia antirracista. O objetivo deste estudo foi investigar e conhecer materiais biográficos que contribuem para uma educação antirracista. Parte-se da hipótese de que estas leituras podem contribuir para inaugurar diferentes estratégias de resistência frente às discriminações interseccionais de raça e gênero produzidas pelo racismo institucional no Brasil. A coleta de dados foi realizada a partir de busca por material, tais como livros disponíveis online com protagonistas negros, que tragam representatividade e sejam voltados para o público infanto-juvenil. A análise do material coletado teve como ênfase a análise de conteúdo temática a partir de uma reflexão no campo da Psicologia, buscando dialogar acerca destas questões e ampliar o debate sobre o assunto. Estima-se que a pesquisa possa contribuir para transformações no âmbito da educação antirracista no campo da Psicologia, chamando atenção para a importância de práticas contrárias aos atos discriminatórios e para a oferta de recursos que possam auxiliar na resistência da população negra desde a infância.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Racismo na educação infantil: um estudo das expressões sobre relações raciais no Facebook(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-08) Silva, Vitória de Jesus [UNIFESP]; Martins, Edna; http://lattes.cnpq.br/1795407379797629; https://lattes.cnpq.br/0428773534290491O racismo é uma realidade na sociedade brasileira e tem sido tema significativo de pesquisa no campo da educação. A ocorrência de situações de racismo tem implicações profundas nos processos de aprendizagem e no desenvolvimento de crianças e jovens. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo, analisar percepções e expressões de brasileiros sobre o racismo e em suas manifestações no ambiente escolar. Para tanto, a pesquisa se apoiou na metodologia qualitativa do tipo exploratória, tendo como lócus de estudo o ambiente das redes sociais, mais especificamente o “Facebook”. A análise de dados ocorreu a partir de publicação “viralizada” na rede social sobre um caso de racismo que ocorreu em uma escola de educação infantil. Para tanto, foram analisados os comentários, expressões e as reações dos usuários sobre a situação apresentada na postagem. Os resultados da análise dos dados indicam que muitos dos comentários selecionados evidenciam a dificuldade que algumas pessoas enfrentam para identificar práticas racistas, mas em contrapartida outras parecem acreditar que há uma necessidade de investigar e dar a devida atenção para estes casos, principalmente por se tratar de algo que ocorreu em uma escola. Nas várias expressões analisadas, foi notável a indignação de algumas pessoas ao perceberem a falta de sensibilidade por parte das professoras e da escola com o caso de racismo, o que pode demonstrar que estamos avançando na luta para uma educação antirracista.