Navegando por Palavras-chave "Disciplinas"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Sistema de recomendação de trajetórias curriculares para discentes do curso de Bacharelado em Engenharia de Computação do ICT-UNIFESP(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-23) Gomes, Pedro Spoljaric [UNIFESP]; Oliveira, Tiago de [UNIFESP]; Musa, Daniela Leal [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8606503911561836; http://lattes.cnpq.br/8390665307472965; http://lattes.cnpq.br/0265393459456241Para auxiliar os estudantes do curso de Bacharelado em Engenharia de Computação do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo (ICT - UNIFESP) no planejamento de suas trajetórias acadêmicas, foi desenvolvido um sistema computacional para recomendação de matrizes horárias semestrais personalizadas. Para criar um embasamento teórico sólido sobre este tipo de sistema, foi realizada uma revisão sistemática da literatura nacional com o tema sistemas de recomendação na educação. Em seguida, foi feito um levantamento de requisitos do sistema através de uma pesquisa realizada com 84 estudantes dos cursos de graduação do ICT - UNIFESP, para coleta de informações sobre as dificuldades enfrentadas e experiências vividas por eles em relação à sua trajetória acadêmica. A partir da análise das respostas recebidas, as funcionalidades foram definidas e foi construído e disponibilizado como uma plataforma web um protótipo do sistema computacional. O sistema possui em sua base de dados o catálogo oficial de disciplinas e professores do campus e informações sobre a oferta de unidades curriculares das matrizes semestrais. Usando esses dados, em conjunto com o histórico acadêmico do estudante e suas preferências de disponibilidade, o sistema busca recomendar uma matriz horária a partir de um nível de prioridade estabelecido para cada unidade curricular. Após a implementação do sistema, o mesmo foi disponibilizado para os estudantes para validação através de um teste de usabilidade utilizando o modelo System Usability Scale (SUS), juntamente com um espaço aberto para submissão de sugestões e pontos de melhoria. O teste foi realizado por 14 estudantes e obteve uma pontuação de 92,32 de 100 pontos na escala SUS, o que é considerado como ``melhor imaginável''. Por fim, o nível de prontidão do sistema foi avaliado por meio das escalas Technology Readiness Levels (TRL) e Innovation Readiness Levels (IRL), que apontaram um alto nível de maturidade. Dessa forma, é esperada a possibilidade de uso regular do sistema nos períodos oficiais de rematrícula no futuro, com o objetivo de auxiliar os estudantes em suas trajetórias curriculares.